icons.title signature.placeholder Roberto Veloso
28/07/2014
08:24


O torcedor que compareceu ao Maracanã na noite de domingo para acompanhar a vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre o Botafogo, encontrou o estádio com algumas mudanças na operação local. Entre elas, a mais notável foi a utilização dos assentos marcados nos setores leste e oeste. Porém, grande parte dos torcedores que adquiriram essas entradas reclamaram da forma que estavam sendo orientados. A novidade pegou muita gente de surpresa, apesar da vasta divulgação feita durante a semana e os "desavisados" reclamavam da falta de orientação dentro e fora do Maracanã.

Antes da partida, o motoboy Edson Charles Dias, que havia comprado duas entradas pela internet para o setor leste superior, foi informado na bilheteria que não poderia retirar os ingressos. Tudo porque seu acompanhante não estava presente e as entradas estavam vinculadas no cadastro.

- Dois ingressos estão na mesma impressão. Eu estou aqui, mas meu amigo não está e fui informado que não posso retirar nenhum dos dois ingressos. Já está pago, estou aqui com toda a documentação e me disseram que só liberam se forem os dois juntos. - Declarou Edson que teve que entrar na fila para comprar outro ingresso para ver o jogo.

Durante a partida, os torcedores mais exaltados tiveram que ser contidos por policiais para depois receberem as orientações corretas de como deveriam proceder para localização dos assentos. Apesar de alguns bate-bocas, nenhum evento mais grave ocorreu devido a nova forma de operação do estádio.

Em nota, o Consórcio Maracanã esclareceu os fatos ocorridos durante o clássico de domingo:

"O Maracanã disponibilizou orientadores e seguranças para auxiliar os torcedores na localização e no cumprimento do assento marcado. Contou ainda com o apoio da Polícia Militar para garantir que o torcedor pudesse sentar no local que escolheu. A maioria dos torcedores apoiou a iniciativa, tanto que o setor Leste Inferior foi o primeiro a ter a sua lotação esgotada e manteve durante todo o jogo o respeito aos assentos marcados e as escadas e acessos livres, mesmo com o aumento da intensidade da chuva a partir do segundo tempo.

Já o setor Leste Superior, foi ocupado predominantemente pelos torcedores que chegaram de última hora e não encontraram mais lugar no setor Norte. Uma parcela destes torcedores insistiu em sentar nos blocos mais próximos ao setor Norte, independentemente da indicação do seu assento.

Em um clássico com mais de 50 mil torcedores e estreando um novo serviço ao torcedor, problemas pontuais eram esperados. O Maracanã investirá na melhoria contínua deste serviço e espera que o respeito ao assento marcado passe a ser rapidamente incorporado à cultura dos torcedores dos setores Leste e Oeste."