icons.title signature.placeholder Carlos Alberto Vieira
24/06/2014
04:26



Manaus vem se destacando na Copa pelo calor de rachar e também pela animação nas ruas e o orgulho de ser uma das sedes. Por isso, praticamente em cada bairro há uma grande concentração de pessoas acompanhando os jogos.

Nas três grandes ruas enfeitadas, de cinco a dez mil pessoas acompanham as partidas do Brasil. A Fan fest, que se realiza no bairro mais nobre, Ponta Negra, 35 mil pessoas veem a seleção no telão de 50 metros. E duas grandes  aglomerações off fan fest também se destacam. Uma no bairro Jorge Teixeira e outro no coração da cidade, em frente ao Teatro Amazonas. Em cada uma, 15 mil pessoas. No centro, na goleada da Seleção sobre Camarões, o número foi ainda maior. Afinal juntou o jogo do Brasil com a despedida dos grandes bois de Parintins, a última apresentação antes do desfile oficial, que ocorrerá neste fim de semana.


Os integrantes do Boi Garantido que moram em Manaus se apresentaram antes da partida. Os do Caprichoso, depois. Logo em seguida a cada apresentação, os desfilantes arrumaram as malas.


- Daqui estamos saindo direto para dois barcos que vão zarpar com 500 pessoas para Parintins. Um dia de viagem e nos juntaremos aos 2000 que moram no interior. E estamos muito felizes por conseguirmos participar um pouco da festa da Copa - disse Ana Holanda, coordenadora do Boi Garantido.
A apresentação dos bumbás neste evento off festa acabou sendo uma resposta à Fifa. Ela proibiu Garantido e Caprichoso de se apresentarem na Fan Fest oficial, pois a disputa em Parintins ocorre no mesmo período do Mundial e a Fifa proibe que qualquer evento que ocorra em conjunto não seja vinculado à Copa do Mundo.


- Mas o nosso povo gosta tanto de futebol quanto dos bumbás. Felizmente pudemos fazer a nossa despedida em grande estilo. Nossa população merecia isso - finalizou Ana, para delírio de uma massa vestida de amarelo que tomava a praça manauara e os muitos turistas estrangeiros.