Testes aleatórios flagram 31% de lutadores examinados desde 2013


Escrito por

O caso do teste positivo de Anderson Silva para substâncias ilegais, incluindo um metabólito de anabolizante, chamou a atenção do mundo do MMA para os chamados "testes surpresa fora de competição". As comissões atléticas surpreendem lutadores em meio as suas preparações para os compromissos que se aproximam para regular a conduta de tais. O resultado após o início do acompanhamento mais rígido é que 31% dos atletas testados em períodos de treinamentos foram flagrados com substãncias ilegais.

Os dados levantados pelo site MMA Junkie mostram que um número relevante de lutadores do UFC é flagrado depois que as comissão atléticas resolvem testá-los sem aviso prévio. Dos 16 atletas testados, cinco tiveram exames alegando doping.

Confira os casos:
- Em dezembro de 2013, Josh Barnnett e Travis Browne tiveram os resultados de seus exames revelados e passaram limpos em procedimentos comandados pela Sports Medicine Research & Testing Laboratory (SMRTL), clínica credenciada pela Agência Mundial Antidoping (Wada), em Salt Lake City, Utah (EUA) 

- Em fevereiro de 2014, Vitor Belfort foi flagrado com altas taxas de testoronas após teste surpresa realizado em Las Vegas (EUA), durante a edição de 2013 do  Oscar do MMA. O brasileiro alegou que tinha tomado a dose antes do banimento do TRT (Terapia de Reposição Hormonal) do MMA.  

- Em março de 2014, exames aleatórios foram feitos em Rousimar Toquinho e Cris Cyborg, que já foram flagrados no doping no passado. Ambos passarem com o teste negativo para substâncias ilegais.

- UFC 172: Campeão meio-pesado do Ultimate, Jon Jones passou por um teste fora de competição junto a Glover Teixeira. Ambos passaram limpos.  

- UFC 173: Robbie Lawler e Jake Ellenberger passarem em testes da SMRTL.

- UFC 174: Desafiante ao cinturão dos moscas, Ali Bagautinov falhou em antidoping antes da luta contra o campeão Demetrious Johnson. 

- UFC 175: Chael Sonnen, que já havia sido testado e suspenso por altas taxas de testosterona, falhou em dois testes aleatórios e teve cinco substâncias ilegais encontradas no organismo. 

- UFC 181: Depois de falhar em exame no início de 2014, Belfort recebeu a licença para lutar em Las Vegas (EUA) em disputa de título contra Chris Weidman. O lutador já passou limpo por três exames aleatórios.

- UFC 182: A clínica Sports Medicine Research & Testing Laboratory (SMRTL) conduziu o teste feito um mês antes da luta contra Daniel Cormier, que apontou metabólitos da cocaína na urina de Jon Jones.

- UFC 183: No dia 9 de janeiro, Anderson Silva passou por teste surpresa e teve anunciado após a vitória no UFC 183 que tinha substãncias ilegais no organismo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter