Da Terceira Divisão à Copa do Mundo: Slimani, o artilheiro da Argélia

Islam Slimani - Argélia (Foto: Fabrice Coffrini/ AFP)
Islam Slimani - Argélia (Foto: Fabrice Coffrini/ AFP)

Escrito por

Muita coisa pode mudar em apenas quatro anos. Se tem um jogador que pode garantir isso é o atacante argelino Islam Slimani, de 25 anos. Na última participação da Argélia em uma Copa do Mundo, a da África do Sul em 2010, ele atuava na Terceira Divisão e não poderia imaginar o que o futuro lhe reservado. Quatro anos depois, ele está no Brasil como o artilheiro das Raposas do Deserto. Muita coisa mudou...

Slimani defende o Sporting, de Portugal, clube pelo qual marcou dez gols no último Campeonato Português, e foi o goleador da Argélia nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, ao marcar cinco vezes em sete partidas. Ele soma dez gols em 20 partidas pela seleção argelina.

- Naquela época eu jogava na Terceira Divisão, e não pensava nem por um segundo que poderia estar no Brasil quatro anos depois. Certamente é um sonho para todos os jogadores. Esta será a primeira vez na vida que irei ao Brasil. A oportunidade de jogar no Brasil significa que jogarei a Copa do Mundo no país do futebol. Espero que eu esteja pronto para o desafio dentro de campo. Minha tarefa é fazer gols - disse Slimani, ao site da Fifa.

É bom Bélgica, Coreia do Sul e Rússia, as outras integrantes do Grupo H do Mundial, se preparem, pois o apetite argelino é grande. Avançar às oitavas de final, algo que não aconteceu nas outras três participações da Argélia em Copas, é o objetivo do time de Slimani, Feghouli & Cia. O triunfo contra a Alemanha Ocidental no Mundial de 1982 serve como inspiração para os comandados do bósnio Vahid Halilhodžić.

- Esta será a nossa quarta Copa do Mundo. Todos nós sabemos da vitória sobre a Alemanha (Ocidental) em 1982, com nomes como Madjer, Assad e Belloumi na equipe. Todos nós queremos deixar uma marca na história do futebol argelino e seguir os passos desses ídolos do passado - destacou o camisa 13 da Argélia.

E por falar em Vahid Halilhodžić, Slimani fez questão de dimensionar a importância do treinador para a sua presença na seleção. Foi o bósnio, técnico da Costa do Marfim na Copa de 2010, que proporcionou ao atacante do Sporting a sua primeira chance de defender a Argélia, em maio de 2012. Uma semana depois, Slimani faria o primeiro dos seus dez gols pela seleção.

- Ele me deu a primeira chance e me passou confiança. É um técnico com grande experiência no futebol. É um ex-atacante, e isso o faz sentir as coisas melhor do que qualquer outro treinador. Ele certamente agregou muito à Argélia - completou.

A Argélia estreia na Copa diante da Bélgica, na próxima terça-feira, às 13h e no Mineirão. Na sequência, a seleção africana enfrentará a Coreia do Sul no dia 22 em Porto Alegre e, quatro dias depois, enfrentará a Rússia em Curitiba.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter