Tensão, ameaças e ‘milagre’. Veja como a Copa quase deixou Curitiba

Gramado impecável da Arena da Baixada (crédito: Rodrigo Vessoni)
Gramado impecável da Arena da Baixada (crédito: Rodrigo Vessoni)

Escrito por

No dia 31 de maio de 2009, as 12 cidades-sede da Copa de 2014 foram anunciadas. Começava, a partir de então, a corrida para aprontar todos os detalhes. Curitiba, que  dispunha da Arena mais moderna do Brasil na época, a Arena da Baixada, parecia estar já com uma certa vantagem sobre as outras sedes, mas por pouco não ficou fora do Mundial. Entre discussões, ameaças e informações desencontradas, foi preciso uma força-tarefa e um "anjo da guarda" para salvar a sede: Luis Fernandes, Secretário Executivo do Ministério do Esporte.

Toda tensão começou no sorteio dos grupos da Copa do Mundo, em dezembro de 2013. Já era de conhecimento de todos os atrasos nas obras de reformulação da Arena da Baixada. E durante a apresentação das cidades neste evento, Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, criticou de forma dura os problemas no estádio e já deixou evidente a possibilidade de corte. Foi a gota d'água para Mário Celso Petraglia, presidente do Atlético-PR, rebater Valcke. O dirigente rubro-negro lembrou a falta de repasse de recursos do BNDES para a CAP S.A, empresa criada para gerir as obras, e indicou que o mandatário da Fifa deveria se preocupar mais com sua entidade, e que se os recursos não aparecessem, ele mesmo poderia retirar o palco do Mundial.

No mesmo dia, Valcke pediu uma reunião com membros da delegação de Curitiba. O clima já estava "azedo". As cobranças foram pesadas. A partir de então, começou uma tensa relação. Em seguida, em uma visita ao Paraná Valcke ficou muito irritado com o estágio das obras - não tinha gramado, e só duas mil cadeiras haviam sido colocadas. Deu prazo para avanços. Posteriormente, como as coisas não andaram, e já como uma espécie de desafeto de Petraglia, marcou uma visita definita ao local. Estava decidido, ia tirar Curitiba da Copa. Era fevereiro, e algo precisava ser feito. Foi então que entrou a figura de Luis Fernandes e a união dos poderes federal, estadual e municipal. Para ter os jogos, foi preciso o Atlético-PR aceitar uma intervenção nos trabalhos, e novas datas e garantias foram estipuladas. Fernandes foi o interlocutor desse processo e convenceu Valcke de ouvir, pelo menos, uma última proposta. O dia 15 de maio foi o prazo para tudo estar pronto - a Fifa opera no local desde o último dia 22.

Valcke foi convencido de que era possível terminar tudo a tempo. Bebeto e Cafu foram duas figuras que também estiveram muito presentes neste processo para evitar um desgaste ainda maior. Os empréstimos foram liberados, o preço final da obra foi estipulado em R$ 330 milhões. O Atlético-PR deu três garantias de pagamento dos financiamentos durante todo o processo: O CT do Caju, cotas de televisão e a própria Arena da Baixada. O número de trabalhores do estádio passou de 600 para 1,5 mil e em 15 dias foi feito um trabalho de quase três meses.

A Arena da Baixada já recebeu dois eventos testes. Um primeiro com capacidade para 10 mil pessoas, e outro, em amistoso que o Corinthians derrotou por 2 a 1 o Atlético-PR, com capacidade para 30 mil pessoas. Para a Copa do Mundo, o local poderá receber até 41 mil torcedores. Portanto, não foi feito um teste final com a carga total de ingressos liberada e nem com as condições técnicas solicitadas pela Fifa.

De acordo com o Atlético-PR, as obras estão finalizadas. Porém, há ainda entulho nas cercanias, e funcionários devem realizar ainda até a próxima sexta-feira alguns ajustes. A Fifa também trabalha no estádio para instalar seu mobiliário, além de lanchonetes e área para a imprensa. Curitiba receberá quatros jogos da fase de grupos da Copa do Mundo: Irã x Nigéria (dia 16, pelo Grupo F); Honduras x Equador (dia 20, pelo Grupo E); Austrália x Espanha (dia 23, pelo Grupo B); e Argélia x Rússia (doa 26, pelo Grupo H).




News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter