Tenista universitário dos Estados Unidos assume ser gay


Escrito por

Tenista da Universidade de Notre Dame, no estado de Indiana, nos Estados Unidos, Matt Dooley se tornou mais um nome do esporte a assumir a homossexualidade na última segunda-feira. Mesmo longe dos holofotes e ainda jovem, Matt, de 22 anos, reconheceu que a revelação não foi fácil.

- Dizer que é gay pela primeira vez foi extremamente difícil e quase constrangedor, porque você sabe que a sua vida nunca mais será a mesma. A parte mais difícil foi seguir depois disso - falou Matt.

Assim como outros nomes do esporte, Matt Dooley optou por fazer a revelação em uma entrevista. Foi ao site americano "Outsports.com" que ele fez o anúncio. Na entrevista, ele faz diversas revelações e detalha as dificuldades por qual passou.

Matt admite que viveu uma homofobia interna, pois ele mesmo não aceitava quem ele era. O tenista admitiu que precisou ser impedido por técnicos e colegas de se suicidar duas vezes com excesso de remédios.

Na declaração ao site, Matt ainda acrescenta que a coragem para fazer a revelação veio após Michael Sam, um dos destaques do futebol americano universitário nos Estados Unidos, ter feito a mesma revelação.

Matt, porém, não é pioneiro no tênis. O esporte tem diversos exemplos de atletas gays, como as estrelas do tênis feminino Martina Navratilova e Billie Jean King. Atualmente, o americanos Ryam Harrison e o australiano Matthew Ebden são gays assumidos e seguem atuando no circuito.

Veja outros atletas que assumiram a homossexualidade:

Michael Sam - melhor defensor do futebol americano universitário nos Estados Unidos, jogador assumiu a opção em entrevista simultânea ao New York Times e à ESPN americana. Ele pode se tornar o primeiro gay na NFL caso seja escolhido no Draft deste ano.
Jason Collins - jogador da NBA, atuava no Washington Wizards quando revelou a opção, em 2013, via entrevista à revista "Sports Ilustrated".
Tom Daley - astro dos saltos ornamentais britânico revelou a opção em dezembro de 2013, através de um vídeo no youtube.
Casey Stoney - capitã da seleção inglesa de futebol feminino, ela assumiu ser gay nesta segunda-feira, em entrevista à "BBC", onde disse ter uma "realção amorosa com outra mulher".
Matthew Mitcham - atleta dos saltos ornamentais assumiu a opção em entrevista ao "Sydney Morning Herald", em 2008, antes de conseguir uma medalha de ouro na Olimpíada de Pequim.
Thomas Hitzlsperger - pouco depois de se aposentar, ex-jogador da seleção alemã de futebol assumiu este ano a homossexualidade, ao dizer que isso não é nenhuma em seu país.
Robbie Rodgers - jogador de futebol do Los Angeles Galaxy, assumiu a homossexualidade e se aposentou após o anúncio em fevereiro de 2013. Porém, retornou ao futebol este ano.
Orlando Cruz - boxeador porto-riquenho assumiu a opção em outubro de 2012. Em entrevistas, ele costuma dizer: "Sou gay, mas também sou um boxeador".
Michael - central de vôlei, o brasileiro assumiu a opção em 2011 e chegou a sofrer preconceito da torcida do Sada Cruzeiro, em uma partida em Contagem (MG).
Liz Carmouche - atleta de MMA, americana se tornou a primeira da modalidade a assumir a homossexualidade, em fevereiro de 2013.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter