icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
07/06/2014
11:07

A grande final da Copa Oi Galera será disputada neste domingo, no Parque Madureira, zona norte do Rio, a partir das 13h, com o jogo Panela FC x Pai do Seu Neném. São esperadas quase 5 mil pessoas para assistirem ao último dia de competição, que reuniu 32 times de bairros de todas as regiões do Rio de Janeiro. As galeras se enfrentaram no módulo de disputa igual ao da Copa do Mundo FIFA 2014™, até chegarem aos dois finalistas que disputarão o título. E todos querem ser campeões para receberem o tão sonhado prêmio: ingressos para a final da Copa do Mundo FIFA 2014™.

Entre os 32 atletas que disputarão os 16 ingressos, número de componentes de cada uma das delegações, está um multiatleta. Felipe Russo, atacante do Panela FC, começou sua vida esportiva no automobilismo aos sete anos, quando competiu no kart. Depois, aos 15, migrou para os carros maiores e se destacou nas Fórmulas Ford, Chevrolet e Renaut. Porém, dois anos depois, começou a fazer aula de tênis e se apaixonou pela modalidade. Largou as pistas e foi para as quadras, onde chegou a ser o número 3 do Brasil na categoria Juvenil. Era uma das esperanças do tênis brasileiro quando foi chamado pelo então capitão Carlos Alberto Kirmayr para ser reserva da equipe que disputou a Copa Davis de 2004. Porém, a carreira foi abreviada no ano seguinte após sofrer uma fratura exposta no braço.

Hoje, aos 29 anos, estudando administração, ele mantém sua vida esportiva ativa. Faz parte da equipe de futebol da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) que foi campeã nacional em 2013. Não bastasse o título inédito para a faculdade, Felipe foi eleito o melhor atleta universitário de 2013 pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), prêmio entregue em abril deste ano, em Goiânia.

- Passei minha vida toda envolvido com o esporte. É uma grande paixão realmente. E quando fui chamado para integrar a equipe do Panela FC na Copa Oi Galera, não pensei duas vezes. Quem não sonha em estar numa final de Copa do Mundo? Imagina agora, com ela sendo aqui no Brasil? Vou fazer de tudo para ajudar a galera conseguir esses ingressos para torcemos juntos pelo hexacampeonato da Seleção Brasileira - disse Felipe.

O Panela FC se classificou com a melhor campanha da competição. Em seis jogos, da fase de grupos até as semifinais, conseguiu cinco vitórias e sofreu apenas uma derrota; marcou 46 gols e sofreu nove. Além disso, tem o artilheiro do campeonato, Andrej Luigi, com 13 gols.

Os adversários do time de estudantes, que se juntaram somente para a disputa da competição quando souberam da premiação, será a tradicional equipe Pai do Seu Neném, que existe há mais de 10 anos e é formada por uma galera dos bairros de Rocha Miranda, Guadalupe, Madureira e adjacências.

A equipe com o nome mais engraçado da competição tem o vice-artilheiro do campeonato, Everson “Mineiro”, mas não poderá contar com seu melhor jogador na final. As esperanças estão na mão do goleiro Yago, de 21 anos, que vem salvando sua galera no torneio. Suas atuações o tornaram capitão do time após defender cobranças de shoot outs nas partidas decisivas das oitavas, quartas e semifinais.


O goleiro Yago, do Pai do Seu Neném, tem sido decisivo nos shoot outs (foto: divulgação)

- Não foi fácil para o nosso time chegar a essa final, mas agora que estamos nela, temos que buscar esse título de qualquer jeito. Quem não sonha em estar no Maracanã para ver a decisão da Copa do Mundo? Se Deus quiser nós estaremos e veremos de perto o hexa da Seleção Brasileira - torce o camisa 1 do Pai do Seu Neném.

O Encontro da Galera será aberto ao público. Além das disputas de 3º e 4º lugar e a grande final, o dia também terá show com a banda ConeCrewDiretoria e participação de Dj’s renomados do cenário Hip Hop, como Nyack, que toca com o rapper Emicida, Flávia Xexéo e Rafael Saraiva.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO ENCONTRO DA GALERA:

13h às 16h: atividades com o público
- Torneios de videogame, futebol de botão e totó no Espaço Oi Galera
- DJ's e Bboy's na pista de skate

15h: Disputa do 3º/4º

16h: Disputa da final

17h: Premiação
- Artilheiro
- Melhor Goleiro
- Craque da Copa
- Seleção da Copa
- 3º lugar
- 2º lugar
- 1º lugar

18h: Show ConeCrewDiretoria e convidados

19h: DJ's na pista de skate