Temporada 2015 da Mitsubishi Cup terá estreia de nova categoria


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Depois de um 2014 recheado de emoções até a última prova, a Mitsubishi Cup já está com tudo pronto para sua 16º temporada. Com a estreia de uma nova categoria e mudanças técnicas no regulamento, o rali cross-country de velocidade terá início no dia 28 de março, em Ribeirão Preto (SP).

A grande novidade da temporada 2015 da Mitsubishi Cup é o ASX R, novo modelo de alta performance da marca dos três diamantes. Preparado pela Ralliart Brasil e baseado no modelo de rua do ASX, ele é exclusivo da competição, e se junta às categorias Pajero TR4 ER, Pajero TR4 ER Master, L200 Triton ER e L200 Triton RS.

O ASX R tem transmissão manual de 5 marchas, sistema de tração "Electronic Control 4WD" e é equipado com motor 2.0 MIVEC, 16 válvulas, quatro cilindros em linha, injeção multipontos com controle eletrônico e potência de 172 cv e 23,1kgf.m, podendo atingir a velocidade máxima de 185 km/h.

- Será a primeira vez que teremos um crossover em nossos ralis. Além disso, com a estreia do ASX R, poderemos acompanhar três modelos no grid da Mitsubishi Cup, algo inédito até aqui -, ressaltou Guilherme Spinelli, diretor da Ralliart Brasil.

Os pilotos participarão da categoria pelo sistema de locação sit&drive, no qual toda a logística, desenvolvimento, preparação e manutenção ficam por conta da equipe de engenheiros e mecânicos da Ralliart Brasil.

- O ASX R chamou a atenção de todos. Estamos ansiosos para ver mais esse carro levantando poeira nessa temporada -, brincou Fred Macedo, campeão da Pajero TR4 ER em 2014, que disputará a nova categoria em 2015.

Novidades na L200 Triton ER

Outra novidade para a temporada 2015 é a venda de L200 Triton ER para pilotos. Essa medida visa dar mais opções para as equipes privadas e pilotos proprietários. Esse formato permitirá que o piloto e a equipe possam usar o modelo da Mitsubishi Cup em outras provas de rali do Brasil, inclusive no Rally dos Sertões.

- A L200 Triton ER coleciona ótimos resultados em várias competições. É um carro bicampeão invicto do Rally dos Sertões na categoria Super Production e um dos mais procurados da Mitsubishi Cup -, explicou Spinelli.

Para os novos proprietários, a Mitsubishi oferecerá um treinamento técnico para que os mecânicos conheçam todos os detalhes do veículo e saibam fazer a correta manutenção.

Disputas na L200 Triton RS

Com vários pilotos campeões e alguns estreantes na categoria, a L200 Triton RS, principal categoria da Mitsubishi Cup, promete disputas acirradas durante todo o ano.

- A L200 Triton RS é a categoria máxima do rali brasileiro. Todas as duplas que se aventuram em provas off-road sonham em vencê-la -, comentou Kaique Bentivoglio, navegador campeão de 2014 ao lado do piloto Lucas Moraes.

O modelo, alugado pelas duplas pelo sistema sit&drive, é o primeiro carro flex a vencer o Rally dos Sertões, e conta com um motor Mitsubishi V6 Flex e chassi de estrutura tubular, ideais para os mais variados tipos de competições off-road. Além disso, o protótipo também é munido de suspensão independente nas quatro rodas, tração 4x4 tempo integral com limitador de torque para o eixo dianteiro.

Categorias Pajero TR4 ER e Pajero TR4 ER Master

Além do lançamento do ASX R e do início da venda da L200 Triton ER, a Mitsubishi Cup continuará contando com as categorias com Pajero TR4 ER preparados para competição.

- Essas categorias são muito importantes para a Mitsubishi Cup. Temos duplas que fazem um ótimo trabalho nos Pajero TR4 ER e conseguem constantemente resultados expressivos, inclusive fora de nossa competição, como o atual título da categoria Production T2 no Rally dos Sertões -, explicou Guilherme Spinelli.

Sistema de pontuação e zonas de espetáculo

Assim como em 2014, duas, das sete etapas da temporada, terão somente duas provas, e não três. No entanto, cada uma terá aproximadamente 50 quilômetros de extensão nessas etapas, e não em torno de 30 como em todas as outras.

- A ideia de exigir uma estratégia diferente das duplas foi bem vinda entre os participantes", afirma Guiga. "Evidentemente que sempre o mais rápido ganhará, mas com provas com quase o dobro de tempo e de quilômetros, outras duplas têm a chance de se destacar -, completou.

O sistema de pontuação continua o mesmo que foi adotado em 2014. As duplas poderão ter até quatro provas descartadas, com exceção da última etapa, que não será permitido o descarte, aumentando ainda mais a competitividade.

Para deixar o público mais próximo de suas duplas preferidas, em algumas etapas do ano serão montadas zonas de espetáculo, uma grande área para as pessoas acompanharem de perto as disputas na pista, com saltos e curvas planejadas para que os participantes deem um show de pilotagem. Além disso, os vencedores terão uma pontuação extra no campeonato.

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