icons.title signature.placeholder Felipe Domingues e Thiago Perdigão
01/02/2015
18:06

O Univesity of Phoenix Stadium, palco do jogo deste domingo entre Seattle Seahawks e New Englando Patriots, estará com o teto aberto para o Super Bowl, que começa as 21h30 (de Brasília). A previsão de tempo seco e com 20º motivou a decisão de deixar a partida ao ar livre.

Transitória, a sede do Super Bowl sempre chama a atenção. Cada cidade que recebe a honra de sediar a partida decisiva da NFL se prepara à sua maneira para fazer bonito para o mundo e, principalmente, não estragar o belo espetáculo.


Estádio que é a casa do Arizona Cardinal, eliminado durante os playoffs deste ano (Foto: Divulgação)

O University of Phoenix Stadium, em Glendale, no Arizona, receberá o Super Bowl 49, neste domingo. A casa da partida, por sua vez, tem algumas particularidades. A começar pelo nome. Quando lemos o nome da maior Universidade do estado, logo imaginamos que o complexo é de propriedade da instituição. Não, é apenas mais um caso de namming rights (compra dos direitos de nomear o local).

O complexo possui um teto retrátil. Por conta da boa previsão do tempo, o estádio cumprirá uma "regra" da NFL, que prefere que a partida não seja atrapalhada por fatores externos: chuva, neve, vento, sol excessivo, entre outros.

Para manter a melhor qualidade do gramado, foi instalado uma espécie de rodízio no subsolo do campo. O papel desse mecanismo é simples: ele leva toda a superfície para fora do estádio para que a grama possa receber uma quantidade adequada de luz, que não seria possível mesmo com o teto do local aberto.

Outra curiosidade que envolve o estádio, está diretamente ligada a um dos times que disputa a decisão deste domingo. O único outro jogo de Super Bowl que o recebeu Univesity of Phoenix Stadium foi entre New England Patriots e New York Giants, em 2008. Resultado? Vitória do Giants por 17 a 14.

Mas, por pouco o estado do Arizona ficou sem o maior evento esportivo dos Estados Unidos, que já visitou a área de Phoenix duas vezes (1996, no Sun Devil Stadium, e 2008, em Glendale). Isso por que o preferido para sediar o jogo foi o Arrowhead Stadium, do Kansas City Chiefs. Porém, como o time não conseguiria aprontar o teto retrátil do local a tempo, a cidade sede escolhida foi Glendale.