Tecnologia da linha do gol que será usada na Copa é apresentada

Banner para notas app Copa do Mundo
Banner para notas app Copa do Mundo

Escrito por

Em mais um dos eventos da Fifa perto do início da Copa do Mundo, foi apresentada o dispositivo da tecnologia da linha do gol (TLG). No Maracanã, Johannes Holzmüller, líder do Programa de Qualidade da Fifa, e Dirk Broichhausen, diretor-executivo da GoalControl, empresa responsável pela TLG, mostraram todo o aparato à imprensa.

Durante a entrevista coletiva, os dois lembraram dos dois jogos da Copa de 2010 que tiveram polêmicas (Inglaterra x Alemanha e Itália x Eslováquia), e que a partir dali começaram as discussões pela implementação da TLG.

- Existem dois grandes desafios, o primeiro é o ponto de vista do árbitro, pois se mudarmos o ângulo, fica mais fácil. O árbitro nem sempre tem o melhor ângulo. E a outra é a limitação humana. O nosso olho capta 16 imagens por segundo, enquanto o dispositivo vê 500 e de sete ângulos - explicou Johannes, que ainda explicou o processo de testes e escolha:

- Na preparação da Copa, foram testados mas de 2400 incidentes, todos reconhecidos pelo sistema, e temos certeza que funciona em 100% dos casos. Após uma longa discussão, escolhemos a GoalControl.

Após a coletiva, os jornalistas foram convidados a ir ao gramado do Maracanã e ver o dispositivo em funcionamento. O relógio fica com o árbitro, e só ele recebe a notificação de que foi gol.

- O sistema não pode ser manipulado. Ele trabalha offline (sem conexão à internet). Usamos um sinal criptografado, tornando ainda mais confiável - explicou Dirk Broichhausen.

Os sistemas dos 12 estádios da Copa do Mundo já estão instalados e prontos. Foi lembrado ainda que os atrasos de algumas obras não atrapalharam, já que o dispositivo tem fácil processo de montagem.

COMO FUNCIONA
O GoalControl utiliza câmeras para seguir a bola, ao contrário de outros sistemas, que utilizam chips dentro da bola. O sistema espalha sete câmeras para cada gol nas coberturas dos estádios. Cada uma tem um computador – que mapeia aonde a bola está – e manda para um software central. Mais de 400 imagens por segundo em 3-D são captadas.

Este é apenas um dos quatro sistemas já licenciados pela Fifa. Cada campeonato é livre para escolher sua própria tecnologia, mas o GoalControl saiu na frente dos rivais – Cairos GLT, Hawk-Eye e GoalRef – por ter sido escolhido pela própria entidade internacional para estar em todas as suas competições. O Hawk-Eye recuperou espaço ao acertar com a poderosa Premier League.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter