icons.title signature.placeholder Raphael Martins
16/04/2014
08:10

Desde a temporada 2002/03 que o Barcelona não atravessa um momento tão turbulento quanto o atual. Naquela ocasião, a equipe terminou o Campeonato Espanhol em sexto, atrás de times como Celta de Vigo e Real Sociedad. O técnico Louis Van Gaal deu lugar a Radomir Antic, e o Barcelona deu uma guinada em sua história. Guinada que pode ser dada nesta quarta-feira com o título da Copa do Rei sobre o Real Madrid.

Sem comparar os dois momentos, o ex-treinador falou ao LANCE!Net sobre a sua expectativa para a decisão desta quarta-feira. Segundo Antic, as características atuais do Barcelona são completamente diferentes de uma década atrás. No entanto, ganhar um título sobre o maior rival representará uma redução da tensão pela qual passa o técnico Gerardo Martino.

- O ambiente atual não é o mais propício para o Barcelona enfrentar uma final. Além disso, os desfalques na defesa prejudicam bastante. Não é a melhor hora para jogar um clássico decisivo contra o Real Madrid mas, por outro lado, uma vitória poderá dissipar as dúvidas em torno de seu trabalho - disse Antic.

O ex-treinador do Barça afirmou que nesta hora vale muito mais a preparação mental para a partida, como forma de suprir tantos problemas defensivos. Cabe lembrar que Piqué não jogará por conta de uma lesão no quadril, e Bartra e Puyol, que estão entre os relacionados, não chegarão 100% para a decisão.

- Creio que Martino é um treinador competente para superar esses problemas. Nesta hora vale a pena colocar nas cabeças do jogadores que eles podem vencer qualquer obstáculo. O Barcelona tem jogadores que já demonstraram isso, que podem derrotar qualquer adversário - afirmou.

Em cima disso, Radomir Antic opina que o Real Madrid também tem seus problemas para a final desta quarta-feira. Um deles é ninguém menos que Cristiano Ronaldo, poupado por conta de um problema muscular na perna esquerda visando as semifinais da Liga dos Campeões, contra o Bayern de Munique.

- Não há vantagem para nenhum dos lados nesta decisão. O Real Madrid tem a baixa de Cristiano Ronaldo, mas nem por isso estará enfraquecido. Assim como o Barça, que não terá a defesa desejável mas contará com Messi, Neymar, Xavi e Iniesta. Torço para um bom jogo, à altura dos dois clubes e da final da Copa do Rei.

Já quanto a Neymar, o ex-técnico do Barça acredita que o brasileiro poderá contribuir muito mais para o clube. Porém discorda do técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, quando este afirma que o atacante se sente mais cômodo jogando pelo lado esquerdo do campo.

- Não sou muito de acordo com Scolari. Claro que contra o Atlético de Madrid, Neymar jogou muito aberto pela direita e não rendeu de acordo. Mas em outros jogos, ele já atuou pela esquerda e também não jogou tudo o que pode. Acredito que ele e Martino estão trabalhando no sentido de encontrar uma solução. Torço por Neymar, é um grande jogador, e acho que ele pode jogar muito mais do que está jogando - analisou Antic.

A final da Copa do Rei será disputada nesta quarta-feira, no Estádio Mestalla, em Valência. A partida terá início às 16h30 (de Brasília).