icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
27/12/2013
11:01

Considerado uma das maiores lendas do MMA, Anderson Silva pode entrar para mais uma seleta lista do esporte. O atleta, que foi derrotado por Chris Weidman em julho deste ano, tenta recuperar o cinturão da categoria peso-médio neste sábado, em Las Vegas, nos Estados Unidos, e caso tenha sucesso, será o sétimo lutador a conquistar mais de uma vez o título de uma divisão do Ultimate.

O primeiro atleta a alcançar tal feito foi Randy Couture. O lutador, que faz parte do Hall da Fama do UFC, ainda tem outros dois recordes pessoais quando se trata de cinturão do Ultimate. O americano foi o único atleta a conseguir recuperar o título em duas divisões diferentes, e também o único a conquistar três vezes o cinturão da franquia numa mesma categoria.

Pelos pesos-pesados, Randy Couture foi campeão pela primeira vez em 1997, mas logo depois da conquista, por problemas contratuais, acabou deixando a organização. Quando voltou, recuperou o título em 2000 e chegou a conquistá-lo mais uma vez em 2007. Já pelos meio-pesados, Couture foi campeão em 2003 e 2004. O americano reconquistou o título em uma revanche imediata contra Vitor Belfort, que o havia vencido por interrupção médica, sete meses antes.

Couture venceu Belfort para recuperar o título meio-pesado (FOTO: UFC)

A categoria com maior rotatividade de campeões do Ultimate, a divisão dos pesos-pesados tem ainda mais três atletas na lista dos lutadores que recuperaram seus cinturões. Tim Sylvia, Frank Mir, e Cain Velasquez conquistaram o título duas vezes cada um.

Pela divisão dos meio-médios, Matt Hughes e Georges Saint-Pierre fecham a lista. O americano já havia defendido seu título por cinco vezes, quando foi derrotado por BJ Penn, em 2004. Mas, Penn acabou abandonando o título quando assinou com o extinto K-1, e Hughes venceu a disputa pelo cinturão vago, ao finalizar GSP no mesmo ano.

Georges Saint-Pierre conquistou pela primeira vez o cinturão do UFC em 2006. Mas, em sua primeira defesa de título, o canadense foi nocauteado por Matt Serra, em abril de 2007. Logo depois, Serra se machucou e um cinturão interino foi colocado em disputa em dezembro do mesmo ano. Na ocasião, GSP finalizou Hughes e recuperou seu título dos meio-médios, o qual defendeu por mais nove vezes, até abdicá-lo neste ano.

Maior campeão da história dos pesos-médios, Anderson Silva sustentou o cinturão da categoria de 2006 a 2013 e realizou 10 defesas ao todo. Agora, sete anos depois, o atleta vive novamente a sensação de ser o desafiante ao título e pode tornar-se o primeiro lutador a conquistar duas vezes o cinturão da divisão. Spider e Chris Weidman se enfrentam na luta principal do UFC 168, que acontece no dia 28 de dezembro, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O evento será transmitido ao vivo pelo Canal Combate.

Confira todas as lutas do evento:
Chris Weidman x Anderson Silva
Ronda Rousey x Miesha Tate
Josh Barnett x Travis Browne
Jim Miller x Fabrício Morango
Dustin Poirier x Diego Brandão
Chris Leben x Uriah Hall
Gleison Tibau x Michael Johnson
Dennis Siver x Manny Gamburyan
John Howard x Siyar Bahadurzada
William Patolino x Bobby Voelker
Robbie Peralta x Estevan Payan