icons.title signature.placeholder Bruno Andrade
30/04/2014
11:10

Destaque da goleada do Corinthian-Casuals por 7 a 0 em cima do Redhill, no último sábado, no King George's Arena, em Londres, o atacante inglês Jamie Byatt chamou a atenção ao comemorar um dos seus dois gols mostrando a camisa do Corinthians. A cena repercutiu no Brasil e, em pouco menos de um dia, o jogador caiu nas graças da torcida alvinegra.

Mas quem é Jamie Byatt? O que ele sabe sobre a história do Corinthians? Como surgiu a ideia de comemorar gols mostrando a camisa do Timão? Ninguém melhor do que o próprio Jamie Albert Charles Byatt para responder as dúvidas dos torcedores brasileiros.

Camisa 9 do Corinthian-Casuals na atual temporada, o veterano atacante, de 32 anos, conversou com a reportagem do LANCE!Net, contou um pouco da sua carreira (dentro e fora do futebol) e revelou seus sonhos: conhecer o Brasil e pisar no gramado da Arena Corinthians.

De quem você ganhou a camisa do Corinthians?
Ganhei a camisa do Chris Watney. O Chris, que também é dirigente do clube, é o único do jogador do time de hoje que esteve na última turnê do Corinthian-Casuals no Brasil em 2001. Ele está trabalhando duro para levar o clube de volta ao Brasil em 2014.

Como surgiu a ideia de comemorar gols mostrando a camisa do Corinthians?
Usar a camisa do Corinthians por baixo foi a maneira que encontrei de agradecer todo o apoio que o Corinthian-Casuals tem recebido dos torcedores brasileiros nas redes sociais (Facebook e Twitter). O clube tem quase 118 mil fãs na página do Facebook. É uma loucura. Isso significa muito para nós. A camisa do Corinthians tem dado sorte e tenho feitos muitos gols nos últimos jogos. Fico feliz que os corintianos tenham gostado da minha homenagem.

O que você sabe sobre o Corinthians?
Eu sempre estive ligado ao Corinthian-Casuals, então, obviamente, conheço bastante a história do Corinthians. Sempre que posso assisto alguns jogos pela internet. Assisti pela internet o Corinthians ser campeão mundial em 2000 e em 2012. Além disso, costumo ver vários vídeos e documentários do time. Por fim, sempre busco novas informações do Corinthians com os torcedores brasileiros que aparecem para conhecer o nosso estádio aqui em Londres.


Jamie Byatt já ganhou o carinho dos corintianos no Brasil (Foto: Divulgação)

Já veio ao Brasil? Sonha com isso?
Nunca. Conhecer o Brasil é um grande sonho. Não vejo a hora.

Sonha conhecer a Arena Corinthians também?
Com certeza, seria incrível. Eu participei do jogo de reabertura do Wembley em 2008, no amistoso entre Corinthian-Casuals e AFC Wimbledon. Foi sensacional. Mas conhecer a Arena Corinthians seria ainda mais maravilhoso. Infelizmente, o Corinthians e Corinthian-Casuals têm conversado pouco sobre a possibilidade de um amistoso no estádio. É uma pena. Quem sabe...

Teve ou tem desejo de jogar um dia no Corinthians?
Acho que estou velho demais (32 anos) para jogar no Corinthians, não? (risos). Mas eu gostaria de jogar contra o Corinthians, com certeza. Seria sensacional.

Quais as suas qualidades e características como jogador?
Sou eficiente e trabalho duro. Os defensores falam que eu não canso, que eu não paro nunca. Minha maior qualidade é fazer gols (risos).

Você acha que tem qualidade para jogar no futebol brasileiro?
Se eu fosse mais jovem, talvez. Eu joguei nas categorias de base do Chelsea e do Tottenham, mas eu era muito pequeno e não tive muitas chances. Sempre falaram que eu era muito pequeno para ser atacante. Naquela época, quando eu era criança, a Inglaterra priorizava os jogadores altos. Mas eu sabia que tinha capacidade. Se eu fosse mais novo, certamente tentaria pedir um espaço no Corinthians (risos).

Tem algum ídolo no Corinthians?
Todos que acompanham o Corinthian-Casuals são apaixonados pelo Sócrates, que jogou com a nossa camisa no amistoso no Pacaembu em 1988. Agora, dos jogadores recentes, me identifico bastante com Ronaldo e Tevez. Também gosto do Paulinho, que tenho acompanhado de perto aqui em Londres.

Além de jogar no Corinthian-Casuals, você tem outra profissão?
Eu trabalho com construção civil. É muito difícil jogar futebol e trabalhar ao mesmo tempo. Mas, quando se ama jogar futebol, você acaba ignorando vários obstáculos.

Quanto você ganha para jogar no Corinthian-Casuals?
Nós não ganhamos nada no Corinthian-Casuals, nosso time é amador. Todos os outros clubes pagam um salário, mas aqui é diferente. É difícil para gente, mas isso torna o clube especial, um clube diferente. Jogamos por paixão. O Corinthian-Casuals oferece muito mais do dinheiro, o Corinthian-Casuals oferece a oportunidade de fazer algo especial.