icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
03/11/2014
08:07

São quatro jogos sem vencer, apenas dois gols marcados nestes duelos e a falta de confiança de alguns torcedores. Mas, ao contrário do que a má fase recente pode apontar, a possibilidade de o Vasco voltar à Série A segue grande. Basta analisar alguns fatores.

Um é o discurso de confiança dos jogadores. Luan, por exemplo, foi categórico ao vislumbrar o futuro da equipe:

– O meu pedido é para a torcida lotar o estádio no sábado (contra o ABC), porque eu tenho certeza de que vamos estar na Série A. Só peço à torcida para comparecer, porque nós vamos subir.

Outro aspecto importante é o que diz a matemática. Mesmo após esta sequência de maus resultados, o Cruz-Maltino segue com 87% de chance de subir, segundo o matemático da Academia LANCE! Tristão Garcia. Na terceira posição com 56 pontos, o time comandado por Joel Santana depende apenas das próprias forças.

Outro ponto no qual a torcida pode e deve se apegar é o fator casa. Dos cinco jogos que faltam, três são no Rio: contra o ABC, no sábado, será no Maracanã; enquanto contra o Vila Nova, no dia 18, e contra o Icasa, no dia 22, serão em São Januário. Se Joel tem falado em nove pontos para subir, uma excelente possibilidade é conseguí-los mandando os jogos.

Se tudo isso não for suficiente, ainda há o retrospecto irregular dos times que podem ameaçar a vaga do Vasco no G4. Se Ponte Preta e Joinville dispararam nas duas primeiras colocações, Atlético-GO, Avaí, Santa Cruz, Boa e Ceará não grudaram o suficiente no Vasco.

Razões não faltam. Se a grandeza do clube reaparecer, o acesso será consequência natural.