Sem barba, torcida ou foto: gandulas têm cartilha rígida para a Copa-2014


Escrito por

Nada de cabelo diferente, unha pintada ou barba. O padrão Fifa para a Copa do Mundo afeta até os gandulas, que foram treinados neste domingo em 11 das cidades-sede, além da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

No Rio, 32 jovens entre 13 e 15 anos receberam treinamento prático no CFZ, na Barra da Tijuca, desenvolvido pela Coca-Cola, e deram um passo importante para atuarem no Mundial.

- Só de estar lá pisando no Maracanã vai ser uma oportunidade muito grande. Nunca imaginei que poderia ter a chance. É importante aprender regras desde cedo. É um valor para a vida - afirmou a estudante Yzamara Alves, de 13 anos, que valorizou a disciplina do processo.

As restrições impostas pela organizadora da Copa passam, além da orientação devida para a reposição de bola, até pelo comportamento diante dos jogadores. Os gandulas não podem tirar fotos, usar placas de publicidade como apoio ou esboçar a mínima comemoração após os gols. Contato com os craques? Apenas o profissional, entregando a bola, sem tietagem.

- Não pode torcer por ninguém. Fomos orientados, temos que ficar parados. Nem esperávamos vir para cá. Fomos campeões de um torneio de futebol aqui no Rio e por isso fomos escolhidos. Estamos gostando muito. Não sei se teria condição de ver a Copa no estádio - disse Luiz Cláudio Oliveira, de 14 anos.

Os jovens foram orientados por uma equipe comandada por Ricardo Almeida, instrutor da Ferj e ex-árbitro auxiliar. Victor Bicca, diretor de assuntos governamentais, sustentabilidade e comunicação da Coca-Cola acompanhou a atividade da manhã deste domingo.

- Isso faz parte do pacote de parceria com a Fifa. Há algum tempo a Coca-Cola já faz isso. Recebemos nota 10 da Fifa na Copa das Confederações. Na final, inclusive, quando o Fred fez o gol e foi para cima do gandula, ele não se mexeu, mostrando que o treinamento foi bom. Trabalhamos a parte técnica e comportamental. Qualquer ação imprópria pode causar um problema maior no evento - contou ele, ressaltando que o investimento no treinamento dos gandulas faz parte do contrato de patrocínio firmado com a Fifa para o Mundial.

Em cada partida da Copa, a Fifa usa 14 gandulas. Os adolescentes treinados no Rio terão a chance de atuar em seis dos sete jogos do Maracanã. Para a final, foi selecionado um grupo de rapazes de Santa Maria, porque eles foram os campeões da competição de futebol que serviu como seletiva para as vagas de gandula no Mundial.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter