icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
01/04/2014
13:38

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) completou nesta segunda-feira 100 anos de sua fundação, e anunciou uma longa programação para as comemorações. Uma missa na Sé de Lisboa marcou o início dos festejos, que vai contar até com um "jogo do século" e terá como ponto alto a final da Liga dos Campeões em Lisboa.

Fernando Gomes, presidente da FPF, liderou a cerimônia na capital portuguesa, e ainda contou com nomes como Vítor Baía, ex-goleiro do Porto e da seleção, e Jesualdo Ferreira, que brilhou quando foi técnico também do Dragão, e saiu recentemente do Braga.

O "jogo do centenário" está marcado para ser justamente a despedida da seleção rumo à Copa do Mundo. Curiosamente será contra a Grécia, algoz na final da Eurocopa de 2004, que poderia ter sido o principal título da história do futebol português. Será no tradicional Estádio do Jamor. O dia será marcado ainda por uma grande homenagem a Eusébio, que morreu recentemente.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO CENTENÁRIO DA FPF
Março 2014
RELANÇAMENTO DE IMAGENS DE MARCA
Todas as Seleções Nacionais e todas as competições organizadas pela FPF têm a partir de agora uma nova imagem.

Abril 2014/março 2015
JOGO DO SÉCULO
Entre abril e novembro deste ano, 20 jogos de futebol informal vão ser observados e um jogador de cada uma destas partidas será convocado para o "Jogo do Século", a disputar em março de 2015.

Abril 2014
MASCOTE OFICIAL DAS SELEÇÕES
Momento de aproximação aos torcedores mais jovens, que nos dois últimos anos têm ajudado a encher os estádios onde jogam as seleções de Portugal.

Maio 2014
DOIDOS POR FUTEBOL
Concurso televisivo, na RTP, sobre futebol. O programa, a emitir em horário nobre, promoverá a interatividade entre o estúdio e os espectadores e terá prémios aliciantes.

Maio 2014
75 ANOS DA TAÇA DE PORTUGAL
Passam 75 anos desde a primeira final da Taça de Portugal. Este importante marco histórico será assinalado na transmissão televisiva da RTP com a emissão de alguns minutos do seu início em preto e branco, relembrando os tempos em que assim se via televisão em Portugal.

Maio 2014
JANTAR DO CENTENÁRIO E FINAIS DA LIGA DOS CAMPEÕES
A realização das finais da Liga dos Campeões em Lisboa – masculina na Luz e feminina no Restelo – cria o contexto ideal para a realização do grande jantar comemorativo do Centenário da FPF, especialmente vocacionado para a presença das restantes federações europeias e presidida por Michel Platini, presidente da Uefa. A organização da "Champions" será um enorme desafio, envolvendo a colaboração de seis mil pessoas.

Maio 2014
JOGO DO CENTENÁRIO NO JAMOR
O Portugal x Grécia de 31 de maio, último jogo de preparação da seleção em território português para a Copa do Mundo, no Brasil, foi eleito como Jogo do Centenário neste ano especial de comemorações. Levar o jogo para o Estádio Nacional é uma decisão histórica e que constituirá, também, um momento de profunda homenagem a Eusébio da Silva Ferreira.

Setembro a novembro 2014
CICLO DE CONFERÊNCIAS
"Um Século de História" é o mote para um ciclo de conferências a realizar pela FPF em parceria com a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Vários temas estarão em análise, como saúde, aspectos legais, liderança, formação de jogadores, estádios e identidades.

Outubro 2014
NOVA EDIÇÃO DA "HISTÓRIA DO FUTEBOL PORTUGUÊS"
Uma obra de referência sobre o futebol português, com a chancela científica que justifica esta reedição. Os dois volumes coordenados por Ricardo Serrado e lançados em 2010 serão objeto de uma reedição especial do Centenário da FPF. O segundo, que diz respeito à história desde o 25 de abril de 1974 (revolução) até aos nossos dias, será objeto de atualização.

Novembro 2014
CONGRESSO
Serão dois dias e meio de intervenções marcantes de oradores nacionais e internacionais. Serão percorridos temas vitais como a base de recrutamento das seleções, as áreas do treino, a medicina no futebol e tantos outros. Será um dos legados do centenário que passará a realizar-se a cada dois anos.

Novembro 2014
GALA QUINAS DE OURO
Uma celebração da história da Federação e do futebol português. Destaque para a primeira edição dos Prémios Quinas de Ouro, que passarão a ser atribuídos anualmente pela FPF às personalidades ou conjuntos de personalidades que mais destacarem em cada época desportiva.

Janeiro 2015
CIDADE DO FUTEBOL
Projeto do Centenário que a FPF quer fazer abrir portas em Abril de 2016, pronto a utilizar pelas nossas seleções. A FPF acredita que o Jamor, mais do que um espaço de memória, será, em breve, o espaço por excelência de preparação do nosso futuro e do futuro dos nossos atletas.