icons.title signature.placeholder Ivo Felipe
02/12/2013
14:22

Músicas como “Voa, canarinho” e “Pra frente, Brasil” marcaram época na preparação de Seleções Brasileiras de futebol para a Copa do Mundo. Agora, no entanto, é a vez do time feminino de handebol do país adotar a mesma tática, desta vez para ser bem-sucedida no Mundial da modalidade, que começará neste sábado.

Em preparação para o torneio na Sérvia, o time verde e amarelo se apoia na canção “Celebrar”, da banda Jammil, para conseguir a sua primeira medalha em competições de expressão internacional.

Engana-se quem pensa que a utilização da música se fez de forma aleatória. A psicóloga da Seleção, Alessandra Dutra, é a responsável pelo estímulo às atletas.

– No caso específico do Mundial, vamos utilizar uma música de vibração, porque somos uma equipe destemida e vibrante – afirmou Alessandra, que integra a comissão técnica da Seleção desde o Mundial da China, jogado em 2009.

O trabalho da profissional começou já na fase inicial dos treinamentos. Na Áustria, onde o Brasil realiza a sua preparação, Alessandra Dutra distribuiu a letra da canção para todas as jogadoras. A intenção é tornar o ambiente leve e, desta forma, melhorar o desempenho das atletas.

– O objetivo é que transformem a tensão em uma força positiva, canalizam algo maior, façam uma limpeza. É um processo de transformação importante para lidar sob pressão. A gente quer mostrar como se comportar e a inteligência estratégica que elas precisam ter – disse a psicóloga.

De fato, o Brasil precisará usar de todos os artifícios para se sair bem no Mundial. A equipe nunca conseguiu passar das quartas de final do torneio – marca que obteve na última edição, há dois anos, em casa. Nos disputa Jogos Olímpicos de Londres, também caiu na mesma fase.

Neste ano, está na Chave B da competição, ao lado de Dinamarca, Sérvia, Japão, China e Argélia, contra quem estreará neste sábado

Que a Seleção consiga, desta vez, “Celebrar” uma boa performance.

A letra da música ‘Celebrar’, da banda Jammil

“Dance como se ninguém estivesse te olhando dançar
Cante bem alto embaixo do chuveiro
Se olhe no espelho, se ache legal
Quer saber? A vida é carnaval!

Tire um dia inteiro para você
Leia um livro, ligue a TV
Telefone para quem tem saudade
Faça tudo o que quiser fazer

Celebrar!
Como se amanhã o mundo fosse acabar
Tanta coisa boa a vida tem pra te dar
O pensamento leve faz a gente mudar

Se acostume com a felicidade
Seja inteiro e não pela metade

Celebrar!
Como se amanhã o mundo fosse acabar
Tanta coisa boa a vida tem pra te dar
O pensamento leve faz a gente mudar”