icons.title signature.placeholder Guilherme Cardoso
09/03/2014
09:02

Um título que ainda falta. Pode parecer estranho, mas a atual geração do handebol feminino do Brasil nunca conquistou os Jogos Sul-Americanos. Campeã Mundial, dos Jogos e do Campeonato Pan-Americano, e do Campeonato Sul-Americano, a equipe tenta colocar outro título na galeria. E assim, deixar aberto apenas o espaço para a medalha nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

A última conquista brasileira nos Jogos foi em 2002, justamente quando a disputa foi no Brasil. Nas duas últimas edições, o time viu a Argentina ficar com a primeira colocação. Em 2010, na Colômbia, as brasileiras chegaram logo atrás delas, na segunda colocação.

– Sabemos disso. Morten (Soubak, técnico) já conversou com a gente. Falta esse título. Nos últimos Sul-Americanos, a Seleção não estava completa, muitas jogadoras não compareceram. Estamos concientes da situação e empolgadas. É uma alegria fazer parte da Seleção. Não vejo a hora de começar – afirmou a ponta Alexandra Nascimento ao LANCE!Net.

Essa é a primeira competição do Brasil após a conquista do Mundial no fim do ano passado. A base campeã está presente em Santiago. E como não poderia ser diferente, a Seleção Brasileira é favorita ao título. Entre as quatro adversárias nos Jogos, Argentina e Paraguai disputaram o campeonato do mundo - as outras são Chile e Uruguai. Nenhuma das duas passou da fase de grupos. Pedras no sapato brasileiro no Sul-Americano, as argentinas venceram apenas um jogo, justamente diante das paraguaias.

– Qualquer campeonato é importante. Queremos ser os melhores em qualquer competição. Sabemos que o sul-americano não tem o mesmo nível, mas temos metas para melhorar e precisamos respeitar os adversários – afirmou Morten.

O Brasil estreia neste domingo contra o Chile. O torneio é em pontos corridos e vale vaga nos Jogos Pan-Americanos de 2015. É a hora de colocar mais um ouro na coleção.

AS CONQUISTAS DA ATUAL GERAÇÃO:

Mundial
Conquistou a competição no fim do ano passado ao bater a Sérvia na decisão. O campeonato ocorreu na casa das rivais.

Jogos Pan-Americanos
O título veio na última edição, em 2011, em Guadalajara (MEX). Bateu a Argentina na final do torneio.

Pan-Americano
O último campeonato Pan-Americano foi em 2013, em Santo Domingo. Outra vez, a Argentina foi batida na final.

Sul-Americano
Ano passado, o Brasil venceu cinco jogos para ficar com o título do campeonato, em Mar del Plata (ARG).
O torneio feminino

HANDEBOL FEMININO NOS JOGOS SUL-AMERICANOS:

Equipes
Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

Forma de disputa
As equipes formam um grupo único e se enfrentam entre si. São quatro jogos para cada. No fim, quem somar o maior número de pontos fica com o título.

Jogos do Brasil
Neste domingo: Chile
Terça-feira: Paraguai
Quinta-feira: Argentina
Sábado: Uruguai

CONFIRA UM BATE-BOLA COM ALEXANDRA NASCIMENTO:

LANCE!Net: Qual expectativa para os Jogos com a base campeão Mundial?
Alexandra Nascimento: A gente se separou depois do mundial, então é a primeira oportunidade de se juntar o grupo, relembrando o momento mágico que tiivemos. Está sendo especial.

L!Net: Como não relaxar em uma competição com o nível mais baixo?
AN: Temos de ser nós mesmas. Sair campeã do mundo na Sérvia, contra a equipe da casa, é uma sensação maravilhosa. Mas, mesmo com a vitoria, temos de melhorar muitas coisas. Tivemos erros no ataque e na defesa. É um momoneto de evolução. Não somos as melhores do mundo sem erros. Não podemos perder o foco e respeitamos as outra seleções.

L!Net: Ao contrário da maioria dos torneios, os Jogos Sul-Americanos não vai ter final. É algo estranho?
AN: É algo diferente. Não existe aquela sensação de se jogar uma final. Então, cada jogo é um jogo e temos de fazer o máximo de gols em todas as partidas Se não tem final, não existe outra escapatoria. Vamos tentar trazer mais uma alegria e ainda completar esse quadro de medalhas para o Brasil.
Os títulos da Seleção

*O repórter viaja a convite do COB