icons.title signature.placeholder LANCE!Bizz
10/04/2014
15:05

A Seleção Brasileira é tema de um documentário exibido pela HBO Latin America, que estreou no domingo passado (6). Sob o título"Seleção Brasileira - Paixão De Um Povo", a série foi produzida pela Filmes do Equador e LC Barreto e distribuída pela HBO. O documentário terá dez episódios de uma hora cada (levado ao ar a partir das 23h) e está sendo exibido em comemoração aos 100 anos da Seleção Pentacampeã.

A série brindará os amantes do futebol com depoimentos inéditos de ex-jogadores e treinadores, entremeando com a história da seleção, desde a formação da primeira equipe, em 1914, até as recentes conquistas. O programa narra ainda as profundas transformações ocorridas no país ao longo da evolução da Seleção Canarinho.

O documentário exalta ainda fatos históricos do país ocorridos a partir da década de 20, quando o brasileiro começou a demonstrar os primeiros sinais de sua paixão por aquele que seria o esporte mais popular do planeta. O programa recorda o Mundial da França, em 1938, quando o Brasil ficou em terceiro lugar, sem ignorar, obviamente, a Copa de 1950, no Brasil, quando o país inteiro chorou na final contra o Uruguai, no episódio que ficou conhecido como o "Maracanazzo", em alusão à derrota inesperada da Seleção para a Celeste por 2 a 1.

O documentário é enriquecido com depoimentos de personagens, cujas histórias no futebol se misturam com a trajetória da Seleção Brasileira. Participam com depoimentos valiosos os ex-jogadores Amarildo, Gerson, Zico, Cafu, Romário, Bebeto, além de Ronaldo Fenômeno e Neymar.

A série traz ainda depoimentos de personagens polêmicos, como o ex-presidente da antiga CBD (Confederação Brasileira de Desporto, hoje CBF), João Havelange. O programa conta ainda com as participações do colunista do Jornal LANCE!, Roberto Assaf,  do atual auxiliar-técnico da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Parreira, além de artistas, como Gilberto Gil e ainda o cineasta Cacá Diegues.

.