icons.title signature.placeholder Alexandre Braz
18/11/2013
12:42

A alegria tomou conta de General Severiano na manhã desta segunda-feira. Pela primeira vez em um ano e meio de Botafogo, Seedorf ministrou uma palestra para jovens das categorias de base do clube. Com os garoto ávidos para ouvir o que tinha a lhes dizer o camisa 10 alvinegro, antes mesmo de o encontro ter início no salão nobre da sede, a euforia já havia tomado conta de todos.

Já no salão, a primeira atitude de Seedorf foi a de agregar. Os responsáveis pelos jovens, que foram à palestra estavam em uma sala ao lado, acompanhando pelo vidro, mas o holandês solicitou a entrada de todos para a sala principal. Atitude que foi aplaudida. A palestra de Seedorf para os jovens foi pautada pelos sonhos e a necessidade de se estudar, para que os jovens, mesmo que não se tornem jogadores de futebol, tenham uma vida digna e promissora.
 
- Eu sonho todos os dias. Não tem que ter vergonha de falar dos sonhos de vocês. Na vida, não podemos nunca perder a vontade de aprender coisas novas, ter sonhos e lutar para realiza-los - disse Seedorf com um sorriso no rosto, arrancando aplausos.
 
No seu dia a dia no Botafogo, Seedorf é conhecido pela sua disciplina, dedicação e seriedade quando o assunto é trabalho. E assim que começou a falar, pais e crianças, paralelamente, usavam celulares e câmeras fotográficas, o que incomodou o jogador, que falou sério.
 
- Vejo alguns celulares e câmeras aí no meio de vocês, vamos parar, vamos parar. Hoje viemos aqui para ouvir, falar, conversar e aprender. Depois teremos temo para tirar fotos, nos abraçar. Agora vamos ficar atentos - disse.
 
Seedorf procurou interagir o tempo todo com os garotos que tinham entre 10 e 17 anos. Eles foram convidados a fazerem perguntas. Ao ser perguntado pelo garoto Ezequiel, de 10 anos, sobre qual a maior dificuldade enfrenta por ele (Seedorf) para se tornar jogador profissional, o holandês respondeu:
 
- A dificuldade vem e superamos. Tudo que o consegui foi com o meu trabalho. As dificuldades são oportunidades para conquistar dos nossos objetivos. Elas foram oportunidades para eu acreditar mais em mim e conquistar amigos, quem quer meu bem. cada vez que tenho uma dificuldade, tento encontrar solução - contou.

O presidente do Botafogo, Mauricio Assumpção, o gerente técnico Sidnei Loureiro, e o gerente de futebol das divisões de base Ney Souto, estiveram presentes. Ex-coordenador das divisões de base, Sidnei Lodeiro falou da importância do evento desta manhã.

- O que estes garotos ouviram aqui, mesmo os que não se tornarem jogadores profissionais, vão levar para o resto da vida. É muito importante essa experiência do Seedorf. Estamos fazendo várias outras atividades para que os garotos tenham uma formação ampla - disse.

Após a palestra, Seedorf foi ao campo de General Severiano para tirar fotos com os garotos. Em seguida, o jogador comandou um treino para a equipe sub-17 do Botafogo. Sidnei Lodeiro, no entanto, garantiu esta será uma atividade pontual, e o holandês não deve mais treinar as divisões de base do clube.