icons.title signature.placeholder Daniel Guimarães e Walace Borges
11/06/2014
15:53

Poucas ocasiões são capazes de juntar uma enormidade de nacionalidades em um espaço pequeno. E a Copa do Mundo está fazendo isso na sede do Botafogo em General Severiano, Zona Sul do Rio de Janeiro. Único ponto para troca de ingressos na Cidade Maravilhosa, o local tem sido palco de uma verdadeira 'reunião das Nações Unidas' e a reportagem do LANCE!Net acompanhou esta movimentação de perto.

De brasileiros a australianos, passando por uma legião de colombianos e argentinos sem o menor clima de rivalidade, este foi o panorama visto em General Severiano. Sob a benção do Manequinho (mascote do Botafogo), as múltiplas culturas conviveram em harmonia e mostraram que o futebol pode sim unir os povos, mesmo que eles tenham religiões, costumes e lógicas completamente distintas.

Manequinho que fica em frente à General Severiano foi vestido com uniforme da Seleção (FOTO: Daniel Guimarães)

- Acho que a Copa do Mundo é linda por causa disso. Aprendemos com todas as culturas, com todas as pessoas. Vim para cá querendo assistir alguns jogos, mas vou voltar para casa com a sensação de que fiz parte da maior festa do mundo - afirmou o australiano Adam Kennedy, que acompanhará os Socceroos por Cuiabá (MT), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).

Até quem não verá a própria seleção na Copa do Mundo está animado. É o caso de Yossi Kedem, nascido na cidade de Haifa, em Israel, e que chegou ao Brasil para acompanhar todos os jogos que serão realizados no Rio de Janeiro. Argentina x Bósnia, Espanha x Chile, Bélgica x Rússia e Equador x França, além de uma oitavas de final, uma quartas de final e a decisão.


Adversários da Seleção, croatas retiraram ingressos em General Severiano (FOTO: Daniel Guimarães)

Vale lembrar que é possível retirar entradas para todas as partidas em qualquer centro de ingresso de todas as 12 cidades-sede, e não somente naquela em que ocorrerá o jogo. No entanto, estes locais serão fechados no dia seguinte ao último jogo em cada sede. Por isso, os torcedores devem buscar logo os ingressos, pois não haverá bilheterias nos estádios, nem mesmo em dias de jogo nas sedes.