icons.title signature.placeholder Guilherme Borini
14/06/2014
15:30

Secar a seleção da Argentina já faz parte da rotina dos brasileiros, principalmente em Copas do Mundo. Por isso, o terceiro adversário dos hermanos na primeira fase conta com torcida extra no Brasil. A Nigéria, que está hospedada em Campinas durante o Mundial, ganhou o apoio de um grupo de publicitários da cidade, com a torcida organizada “Nigerianos Desde Criança”. O duelo entre as seleções será no dia 25, às 13h, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

A ideia surgiu há duas semanas, com a criação de uma página no Facebook. Após divulgações e posts divertidos, já são quase 800 opções “curtir”, inclusive de pessoas da Nigéria, o maior público-alvo do grupo. São cerca de 50 integrantes envolvidos na iniciativa.

Parte do grupo esteve presente no treino aberto da Nigéria na última sexta-feira, no estádio Brinco de Ouro, em Campinas. Com camisas e bandeiras, a torcida recém-criada animou o público e puxou os gritos de apoio à seleção nigeriana nas arquibancadas.

- Tudo é apenas uma brincadeira que resolvemos fazer com a Argentina, nossa grande rival. Com a Nigéria hospedada em Campinas, não perderíamos a oportunidade. E o povo africano se identifica com a gente: gosta de festa, de alegria - disse Frederico Pereira, um dos idealizadores da ideia.

Os integrantes da torcida revelaram o grande desejo daquele treino: entregar uma bandeira para um dos jogadores da equipe. Após o fim do trabalho, durante o período para entrevistas, a reportagem do LANCE!Net conversou com o atacante Uche Nwofor, que gostou da iniciativa e aceitou conhecer os torcedores. Uma camisa da torcida foi atirada no gramado e o atleta posou para a foto.

O lema da torcida é: “Nascemos assim, torcedores. E, se o jogo é contra a Argentina, somos nigerianos desde criança”.

- Vamos nos reunir para assistir a todos os jogos da Nigéria. E se ganhar da Argentina, é festa garantida - concluiu Frederico.

Atacante Uche Nwofor posa com a camisa da torcida "Nigerianos Desde Criança" (Foto: Guilherme Borini)

NIGÉRIA FACTS

Entre os posts do grupo no Facebook da torcida, os que fazem mais sucessos são os “Nigéria Facts”, com alguns fatos curiosos a respeito do retrospecto dos nigerianos diante da Argentina. Confira:

- Faz 3 anos que a Argentina não faz um gol sequer na Nigéria. Mas que seca, hein?

- 200% de aproveitamento: Em apenas uma partida, Ikechuck Wu Uche marcou dois gols para a Nigéria na vitória contra a Argentina

- Vergonha porteña. A gigante da África nunca perdeu para a Argentina jogando no Brasil.

- Que sacolada! A maior goleada da história entre Nigéria e Argentina aconteceu em 2011: 4 a 1 para os africanos.

- Potência do futebol: Até o Brasil já perdeu mais para a Argentina do que a Nigéria.