icons.title signature.placeholder Daniela Caravaggi
07/11/2013
14:36

Os Jogos Escolares da Juventude, que estão acontecendo em Belém do Pará até o dia 16 de novembro, têm como um de seus embaixadores a judoca Sarah Menezes. O que muitos não sabem é que a atleta, medalhista de ouro nas olimpíadas de Londres em 2012, é bicampeã do evento estudantil organizado pelo COB.

Sarah, que está na capital paraense, contou que disputou os jogos em 2005 e 2007, mas que nunca imaginou que se tornaria uma atleta profissional.

- Conheci o esporte aos nove anos e hoje abracei para minha vida. Muitos atletas falam que sempre se imaginaram em Olimpíada. Eu sempre fui diferente. Entrei no esporte por diversão, não sabia o que era olimpíada e muito menos imaginava entrar para a Seleção Brasileira. Participei dos jogos e me desenvolvi em cada uma das etapas que disputei. Com 15 anos vi que o negócio estava ficando sério e comecei a ser profissional. Eu acho que isso foi bom porque não vivi com pressão desde o começo - disse Sarah, em entrevista ao LANCE!Net. 

A judoca, que está com 23 anos, lembrou dos momentos de dificuldade que passou antes de se tornar uma atleta de sucesso e ressaltou os grandes sonhos que realizou graças ao esporte.

- Graças ao esporte eu me tornei uma grande cidadã. Sou reconhecida pelo país todo, tive a oportunidade de conhecer o mundo, ajudar a minha família e a conquistar uma medalha olímpica. Não tinha condições no começo, sou do Piauí e as seletivas sempre foram no Sul e as passagens eram muito caras. No começo tive que bancar, mas depois que entrei para a Seleção Brasileira as coisas ficaram mais fáceis - lembrou. 

A atleta destacou também a importância do esporte caminhar junto com a educação e a importância dos jogos escolares para a preparação de futuros atletas profissionais.

- A única coisa que difere aqui (Jogos Escolares) dos jogos olímpicos é a experiência dos atletas. Eu vejo aqui como um ponto principal de partida desses jovens que pensam no futuro entrar pra Seleção - finalizou.

*A repórter viajou a convite do COB