São Paulo comemora 23 anos do tri do Campeonato Brasileiro

Banner para notas app Copa do Mundo
Banner para notas app Copa do Mundo

Escrito por

Há exatos 23 anos, o São Paulo comemorava pela terceira vez a conquista do Campeonato Brasileiro - de 2006 a 2008, o hexa seria construído. O título foi erguido após duas finais disputadas com o Bragantino, que havia sido campeão paulista no ano anterior, e deu início à era mais vitoriosa da história do clube. De 1991 a 1994, seriam dez taças levantadas sob o comando de Telê Santana.

O Tricolor terminou a primeira fase do Brasileirão na primeira colocação e ganhou o direito de jogar por dois resultados iguais na semifinal contra o Atlético-MG. Os são-paulinos levaram o regulamento debaixo do braço e avançaram à decisão, mas a vantagem passou a ser do Bragantino, que eliminou o Fluminense.

A primeira partida decisiva do Brasileirão de 91 aconteceu no Morumbi e o São Paulo sofreu para levar a melhor. Após confusão na área, a bola sobrou para Mario Tilico bater firme e garantir o 1 a 0 no placar. O resultado deu vantagem aos tricolores, que suportaram a pressão do Massa Bruta em Bragança Paulista e comemoram o tricampeonato nacional com empate em 0 a 0.

A taça acabou com a fama de pé frio do técnico Telê Santana e de amarelão do time são-paulino. Em 1989, com Carlos Alberto Silva no comando, o Tricolor havia sido derrotado pelo Vasco da Gama na decisão. No ano seguinte, já com Telê, revés para o rival Corinthians. O Mestre, treinador mais vencedor da história do clube, se vingaria a partir de 1991 com títulos também do Campeonato Paulista, Copa Libertadores da América, Mundial de Clubes, Recopa Sul-Americana (duas vezes cada) e a Supercopa Libertadores.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter