icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
17/03/2014
11:13

A penúltima rodada da primeira fase do Paulistão ainda nem terminou, mas a combinação dos resultados dos jogos do último fim de semana já deixou definido dois dos quatro confontos da próxima fase. Santos e São Paulo já sabem contra quem e onde irão disputar as quartas de final. O Peixe jogará na Vila Belmiro contra a Ponte Preta, já o Tricolor irá receber o Penapolense no Morumbi. Recentemente, os dois confrontos aconteceram justamente nessa fase do Estadual, e nos mesmos locais que receberão as partidas agora. 

Ano passado, o São Paulo terminou a primeira fase do Estadual como líder, e no mata-mata enfrentou nas quartas de final justamente o Penapolense, no Morumbi. Oitavo colocado, com treze pontos a menos que o Tricolor, o Penapolense fez o Soberano sofrer no Morumbi. A partida terminou com o placar de 1 a 0 para o Tricolor, com gol contra do zagueiro Jaílton, que ainda joga no time de Penápolis.

Após o triunfo, o Tricolor acabou sendo eliminado pelo rival Corinthians nas semifinais. A derrota aconteceu nos pênaltis. O Timão terminaria com o título após superar o Santos na decisão.

E o Peixe também conheceu seu adversário neste fim de semana. Com a vitória do Bragantino sobre o São Bernardo, a Ponte Preta garantiu sua vaga na fase decisiva, e irá enfrentar o Santos na Vila Belmiro.

Esse confronto aconteceu na mesma fase e local inclusive. Em 2011, Peixe e Macaca se enfrentaram na Baixada Santista por vaga nas semifinais. O Santos venceu por 1 a 0, gol de Neymar, principal nome da partida. O técnico da Ponte Preta era Gilson Kleina, hoje líder geral da competição com o Palmeiras.

Mais tarde, o Santos eliminaria o São Paulo, por 2 a 0, no Morumbi, e o Corinthians em dois jogos. Primeiro, empate sem gols no Pacamebu. Depois, vitória santista por 2 a 1 na Vila, que confirmou o título e o bicampeonato na ocasião. O Santos ainda foi tricampeão do Estadual em 2012.

Como ainda há duas vagas a serem preenchidas, dois confrontos são desconhecidos. O Verdão pegará Bragantino ou Rio Claro, no Pacaembu. A definição sairá no fim de semana, com a equipe de Bragança precisando apenas de um empate com o já rebaixado Paulista, que ainda não venceu na competição, em Jundiaí. 

Já o Botafogo, líder do Grupo, aguarda Ituano ou Audax. A definição pode acontecer já nesta terça, caso o Audax Osasco não derrote o Comercial, em Ribeirão. Se o triunfo da equipe da Grande São Paulo ocorrer, então também será no domingo que o rival do Botinha sairá. Independentemente disso, a equipe da Pantera já sabe que será mandante no jogo de quartas de final.