icons.title signature.placeholder Bruno Cassucci e Daniel Guimarães
25/02/2015
18:36

O Santos insiste no desejo de contratar Walter, do Fluminense, e cogita uma alternativa para viabilizar o negócio: incluir o atacante Thiago Ribeiro em uma troca com a equipe carioca. As diretorias dos clubes já tratam do assunto, mas a conversa ainda em estágio inicial. A ideia de ambas as partes é que a transferência, se ocorrer, seja para o Brasileirão.

Walter, de 25 anos, é sonho antigo do técnico Enderson Moreira, do Peixe, que trabalhou com ele no Internacional e no Goiás. O atacante está insatisfeito na reserva do Flu e a própria diretoria tricolor já cogita abrir mão do jogador, que tem contrato de empréstimo até o fim do ano. No entanto, para isso, o clube quer ser recompensado, seja financeiramente ou recebendo algum atleta. Neste cenário, Thiago Ribeiro como moeda de troca agrada.

- O Walter quer ficar mais feliz, ir para um lugar onde possa ser titular, quer ter mais chances. No Fluminense ele não está tendo muitas oportunidades. Entendemos a situação do jogador, mas ele é importante para nós também. Por isso, não vamos abrir mão do Walter se não for interessante para nós e para o jogador também - afirmou o diretor executivo de futebol do clube, Fernando Simone, no último dia 16.

Nesta temporada, pelo Campeonato Carioca, Walter não foi titular em nenhuma partida e não balançou as redes. Recentemente, o Tricolor carioca recebeu uma proposta do Grêmio pelo jogador, mas não gostou da oferta.

Já Thiago Ribeiro não é bem-visto pela diretoria alvinegra, que acha o atacante 29 anos caro e pouco produtivo. O problema é que ele tem contrato com o Santos até o fim de 2017, enquanto Walter teria de retornar ao Porto (POR) ao final desta temporada. Assim, a troca não seria igualitária. Dirigentes de Peixe e Flu ainda estudam como concretizar a operação de forma interessante para ambos.

Como só poderá alterar a lista de inscritos no Paulistão na fase final do torneio, o Santos não tem pressa em realizar a operação. Atualmente, Ricardo Oliveira vem sendo o centroavante do Peixe, com Gabigol na reserva. O veterano, no entanto, só tem contrato até maio.

No Estadual do Rio de Janeiro, os clubes podem inscrever jogadores até a décima rodada.

DÍVIDA

Para trazer Walter, o Fluminense comprou do Porto (POR) 25% dos direitos econômicos de Walter. O preço fixado era de 2 milhões de euros (aproximadamente R$ 6 milhões), no entanto, o Tricilor ainda não pagou a quantia.

O Grêmio, quando fez uma proposta para levá-lo, pretendia oferecer aos portugueses percentuais de jogadores da base.