icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
13/07/2014
16:36

A principal novidade do Grêmio durante toda a intertemporada gremista foi a utilização do zagueiro Saimon como lateral-esquerdo. Enderson Moreira testou a situação no início do período e, mais perto do jogo com o Goiás, na próxima quarta, voltou a observar o zagueiro fora de posição. O defensor diz que procura ter consciência tática para ajudar a equipe no ataque e na defesa.

A marcação é a prioridade do novo lateral. No entanto, Saimon não deixa de avançar quando encontra os espaços. Entende que os meias e Barcos precisam de ajuda para aproveitar as melhores oportunidades.

- A principal característica que vejo no jogador é consciência tática. Tem que ler o jogo e saber o momento de atacar ou defender. É uma virtude que hoje no futebol é essencial. Minha primeira função sempre foi marcar. Sou zagueiro de origem. Ele disse que confia no meu potencial de marcação. Mas se tiver que participar da jogada de ataque não vou me omitir. Até porque o ataque precisa de suporte. Minha primeira função sempre será marcar, mas quando eu puder ajudar num contra-ataque ou auxilir na criação eu estarei participando também - analisou Saimon.

A Copa do Mundo acaba sendo uma fonte de observação para o futebol brasileiro. O zagueiro se colocou à disposição de Enderson para fazer a função e fechar os espaços na defesa. Além disso, fechar como um lateral-base dá menos obrigações defensivas para o ponta esquerda, que tem sido Luan.

- Eu prefiro jogar, cada jogador sabe da sua capacidade e onde se sente melhor. Acho que a gente tem que, às vezes, fazer alguns sacrificios porque sabemos que é para ajudar o grupo. O meu pensamento é sempre este. Se tiver que jogar na zaga ou nas laterais, vou jogar. A gente tem visto na Copa que hoje em dia, não só na Copa, não basta só atacar. Primeiro tem que ter uma consistência defensiva. É um esquema tático que deixa a área totalmente protegida pelos lados e pelo meio. Isso dá liberdade para os jogadores - destacou o zagueiro.

Os testes com Saimon como titular na lateral começaram nesta semana. Em entrevista no início da intertemporada, Enderson falou que a entrada do zagueiro pelo lado aumentaria a estatura do time. Com a proximidade com o jogo com o Goiás, na quarta, o uso do jogador improvisado pode acontecer.