Sada consegue liminar e diz que decisão da Superliga B está adiada


Escrito por

A decisão da Superliga B, entre São José dos Campos e Voleisul/Paquetá, marcada para a noite deste sábado, em São José dos Campos (SP), está adiada. O Sada Funec Contagem conseguiu uma liminar na 7ª Vara Cível do Fórum Regional da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, que suspende a final da até o julgamento da ação que excluiu a equipe do torneio pela escalação irregular de alguns atletas. A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) foi intimada na tarde de sexta-feira, mas ainda não se manifestou. A informação foi divulgada pelo próprio clube mineiro.

Em julgamento ocorrido no dia 31 de março, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Vôlei (STJD do vôlei) impugnou o resultado da terceira partida da semifinal da Superliga B, entre Voleisul e Sada após a equipe gaúcha alegar que o adversário teria escaladoo ponteiro Kadu e o levantador Lucas Salim de forma irregular. Assim, o time das categorias de base do Sada Cruzeiro foi eliminado.

- Vamos defender o direito dos nossos meninos, que brilharam no torneio enfrentando equipes adultas. Em respeito a esses jovens que ganharam na quadra o direito de disputar uma final, decidimos esgotar até a última instância. Os atletas entraram em quadra e o fizeram amparados por uma autorização da CBV, que é a própria instância que estabeleceu o regulamento da competição. Iremos até onde o direito nos permitir chegar - afirmou o presidente do Sada Cruzeiro, Vittorio Medioli.

Os mineiros alegam que tinham autorização da CBV para a escalação dos atletas. Enquanto isso, o Voleisul afirma que eles não teriam condições de jogo por terem atuado em uma partida do Sada Cruzeiro na Superliga (vitória por 3 sets a 1 diante do Moda Maringá, em 13 de março), o que não é permitido pelo regulamento. De acordo com Parágrafo Único do Artigo 25 do Regulamento Oficial da Superliga Série B 2014, “após o dia 9 de março de 2014, caso o clube da Superliga Masculina Série B conceda o retorno dos atletas para o clube da Superliga Masculina 13-14, estes atletas não terão direito a retornar para a Superliga Série B”.

- Houve um erro no procedimento. O correto para se questionar a escalação irregular de atletas não é a impugnação de partida, procedimento que foi utilizado pelo Voleisul. A ação deveria ter sido extinta sem julgamento. A segunda instância do STJD ignorou o erro no procedimento e julgou o mérito da ação. Considerando que o processo já foi julgado direto pela segunda instancia, o que também é errado, decidimos interpor essa ação junto à justiça estadual - declarou o advogado do Sada, Henrique Saliba.

Vale lembrar que no terceiro jogo das semifinais da Superliga B, no dia 18 de março, o Sada Funec Contagem venceram o Voleisul/Paquetá Esportes por 3 sets a 1, fazendo 2 a 1 na série e garantindo vaga na decisão.

- Se não tivéssemos autorização da CBV, esclarecendo sobre o regulamento, não iríamos correr o risco de entrar com esses atletas em quadra. Já havíamos disputado quatro partidas contra o Voleisul na competição e vencemos três jogos, todos sem esses dois atletas - disse o supervisor do Sada Cruzeiro, Luís Carlos Sales.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter