icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
21/03/2014
10:51

A seleção de Israel tem chance de pintar na Copa do Mundo, apesar de não ter conseguido sua vaga nas Eliminatórias. Isso ocorrerá se for confirmada a suspensão da Rússia pela Fifa, por causa da intervenção do país na Península da Crimeia.

Segundo o diário espanhol "AS", o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, estão pressionando a Fifa para que a entidade exclua a seleção russa.

Desde o início do mês, tropas russas estão estacionadas na Crimeia. No último domingo, a população da região votou pela sua anexação à Rússia. Porém, o resultado do plebiscito não é reconhecido pela comunidade internacional.

Cabe recordar que, em 1992, a Fifa pediu à Uefa para que a ex-Iugoslávia fosse excluída da Eurocopa. A antiga república estava em meio à uma guerra-civil durante o seu processo de desmantelamento. Em seu lugar entrou a Dinamarca, que acabou conquistando o torneio.

Dessa forma a seleção israelense, que terminou na terceira colocação no grupo onde estavam Rússia e Portugal nas Eliminatórias Europeias, seria a beneficiada.