icons.title signature.placeholder Gabriel Carneiro
26/11/2014
11:03

Eliminado da terceira fase do Campeonato Paulista pelo Santo André e das semifinais da Copa do Brasil pelo Internacional, o time sub-20 do Santos já está de férias. Pensando na Copa São Paulo de Futebol Júnior, principal torneio de base do futebol nacional, o clube decidiu abrir mão da disputa do Campeonato Brasileiro da categoria (disputado no mês de dezembro, no Rio Grande do Sul), em nome de uma preparação mais intensa para a Copinha, que já tem o início marcado para o dia 3 de janeiro de 2015.

O Santos fez o mesmo planejamento em 2014, quando derrotou o Corinthians, foi bicampeão da Copa São Paulo e viu todos os titulares serem promovidos ao elenco profissional pelo técnico da época, Oswaldo de Oliveira. O Campeonato Brasileiro sub-20, naquele ano e novamente em 2014, será disputado pelo time sub-17 do Peixe, que assim terá mais rodagem para futuras promoções e competições.

Esse planejamento foi traçado pela gerência da base santista em acordo com as comissões técnicas de todas as categorias. Agora, a preparação dos jogadores ficará a cargo de três profissionais: Gustavo Jorge, que comanda o setor em todas as categorias, Sergio Peres e Marcelo Garrafoli. Os profissionais marcaram a reapresentação de todo o elenco do sub-20 para o dia 2 de dezembro deste ano.

Garrafoli, Peres e Gustavo Jorge coordenam o preparo (Foto: Vinicios Oliveira/Santos FC)

- É um planejamento de Copa São Paulo que fazemos desde 2013, ou seja, foi executado pela primeira vez em dezembro de 2012. Ele já é padrão. Esse ano resolvemos priorizar novamente a Copa São Paulo mantendo o time que vai disputá-la aqui em Santos durante cinco semanas. Priorizamos construir e fortalecer a base do atleta, e depois trabalhar de forma mais específica. Dentro disso os treinos técnicos também são baseados no objetivo que traçamos. Então, há uma ligação direta, e isso até a estreia do campeonato. Nas duas primeiras partidas ainda estaremos na primeira parte do planejamento, então acredito que no terceiro jogo vamos buscar nosso ápice para o campeonato - relatou o fisiologista Gustavo Jorge, ao LANCE!Net.

O Santos está no Grupo D da Copinha de 2015, sediado na cidade de Lins. Disputarão vaga com o Peixe o Linense, time da cidade, além do Penapolense e o Babaçu, do Maranhão. O líder passa direto para a segunda fase, mas apenas alguns melhores vice-líderes avançam.

A escolha de Lins como sede, aliás, é outra preocupação dos profissionais do Santos, que já se planejam para evitar o desgaste físico e desidratação dos atletas.