icons.title signature.placeholder Igor Siqueira
23/06/2014
12:59

Em caso de múltiplos empates entre seleções na fase de grupos da Copa do Mundo, as bolinhas podem entrar em ação em um sorteio feito pela Fifa. E o Brasil pode ser um dos envolvidos, dependendo dos resultados da rodada do Grupo A nesta segunda-feira. A entidade confirmou que o local de um possível sorteio será o Maracanã, 90 minutos após o fim das partidas.

No caso do Grupo A, o sorteio precisará ser feito para definir o líder da chave, por exemplo, se a Seleção derrotar Camarões por um magro 1 a 0 e o México superar a Croácia por 3 a 1. Em caso de qualquer resultado em que o Brasil vença por um gol de diferença e os mexicanos levem a melhor por dois, o sorteio será o caminho (Brasil 2 a 1, México 4 a 2). 

Isso aconteceria porque os critérios da Fifa são, em ordem, pontos ganhos, saldo de gols, gols marcados e confronto direto (Brasil e México empataram em 0 a 0).

A pessoa que for sortear as bolinhas terá de ser um membro do Comitê Organizador da Fifa que não faça parte das confederações as quais pertençam as seleções envolvidas - no caso de Brasil e México, Conmebol e Concacaf.

Nas oitavas de final, o primeiro colocado do Grupo A enfrenta o segundo colocado do Grupo B, no qual já se classificaram Holanda e Chile.