icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
02/02/2015
15:07

Ronaldo Fenômeno voltou ao CT do Corinthians manhã desta segunda-feira para reinaugurar o laboratório de biomecânica e análise dos movimentos que leva seu nome, o LabR9, além de presenciar a reinauguração da reformada academia utilizada pela equipe profissional.

O ex-camisa 9 do Timão, que conquistou dois títulos e fez parte da reconstrução do clube após a queda para a Série B, falou sobre a diferença de estrutura do Corinthians em relação ao período como jogador, além de oferecer apoio ao candidato da situação. O Fenômeno falou ainda de Tite, de Tolima, entre outros assuntos.

Veja abaixo o que Ronaldo Fenômeno falou nesta segunda no CT do Timão:

Jogar pelo Strikers (EUA)
Olha, é um processo longo, cansativo, difícil, da até preguiça de pensar. Mas agora eu tenho muitos projetos para este ano, eu tenho o clube nos EUA (Strikers) e criei essa expectativa de voltar a jogar este ano. Vamos ver se o time de lá, ver se eu anime a voltar a jogar algumas partidas."

E no Corinthians?
"Aqui o nível fica mais alto, tem que treinar mais, ficar em forma. Tem uma certa idade para recuperar o que perdeu de tempo, é mais difícil. Fico feliz de ver como evoluiu sua estrutura, isso daqui é um exemplo de planejamento bem feito. Lembro que cheguei e aqui tinha dois containers furados e quando chovia, chovia mais dentro do que fora e era onde a gente trocava de roupa."

Estrutura do Corinthians, antes e depois
"Muitas vezes depois do treino eu pegava minha sacolinha de roupa e ia tomar banho em casa. Hoje é essa estrutura maravilhosa, com laboratório de bio mecânica, que é muito importante para prevenir lesões e condicionar o atleta da melhor maneira. Quero dar os parabéns para o Dr. Joaquim Grava (médico), para o Bruno (Mazziotti, fisioterapeuta). E pela homenagem de meu nome estar no Lab. Vivi muito tempo dentro de uma sala de fisioterapia, num lab, testando as funções e espero que os jogadores tenham consciência de que isso é importante."

Tolima
"o filme do passado esta aí para todo mundo ver, é só buscar os vídeos. Eu não vejo muito, nem penso. Foi um episódio que marcou negativamente minha carreira, mas são coisas que acontecem no futebol. O Corinthians tem a chance de escerver novamente a história, ja fez isso na Libertadores, no Mundial, que isso vire uma rotina corintiana."

Estrutura nova, mais pressão?
"Não acho. Acho que isso deveria ser obrigação de todos os clubes, dar a melhor condição para seus atletas para depois cobrar de uma maneira justa."

Libertadores 2015
"Minha opinião é a de que o Corinthians é sempre favorito. Muito bom rever amigos, ver as fotos. O elenco é muito bom, e o Corinthians conta com seu principal jogador, que é a torcida e todo inicio de ano vai se manifestar. É um diferencial que nenhum outro time tem. Eu vejo como favorito sempre."

Estádio na Libertadores
"Vários sonhos realizados. Torcedor sempre sonhou e hoje é uma realidade, recebeu a Copa, a torcida tem de encher aquele estádio sempre porque vai ajudar o Corinthians a ser mais forte."

Tite
"Não tenho dúvida da capacidade do Tite, ainda mais no último ano que ele andou se atualizando, vendo treinamentos, jogos. Tenho certeza que a experiência dele vai ser fundamental para o Corinthians sair vencedor no final da temporada com vários títulos".

Renovação de Paolo Guerrero
"Guerrero está aqui, não está? Eu acho que o Corinthians vai encontrar uma solução. As duas partes têm interesse, ele é do Corinthians e demonstrou vontade em permanecer. O Corinthians não vai ter dificuldade em renovar".

Eleição no dia 7 de fevereiro
"Estou aqui pelo laboratório, para rever os amigos, mas logicamente que eu o apoio (Roberto de Andrade, da situação) porque é a chapa que me identifico, é a chapa que dará continuidade no trabalho que nos iniciamos e tenho certeza que o Roberto saíra vencedor porque tem o melhor projeto"