icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
04/03/2014
15:56

O Campeonato Paulista está chegando em sua reta final. Faltando apenas quatro rodadas para o fim da primeira fase, os jogos que serão disputados na próxima quarta e quinta-feira podem deixar muitas coisas em definitivo. Três dos quatro grandes clubes podem garantir a classificação enquanto outras equipes podem ver mais de perto o rebaixamento.

A 12ª rodada do campeonato Estadual pode concretizar a classificação e o rebaixamento de algumas equipes. Começando pelo Grupo A, Penapolense e São Paulo, empatados com 18 pontos cada, podem se garantir na próxima fase já nessa rodada. Para isso basta vencerem os seus jogos e torcer para que o Linense não ganhe do Corinthians.

Ainda na mesma chave, o próprio Linense, o Atlético de Sorocaba e o lanterna Comercial, estão na luta contra o rebaixamento. O Grupo A é um dos mais curiosos em termos de classificação, com o término da primeira fase, há chances de três times do seu grupo caírem para a série A-2 e outros dois irem ao mata-mata.

No Grupo B, o Corinthians é o único dos grandes que enfrenta um drama para conseguir a classificação. Depois de um início ruim na competição, o Timão torce contra Botafogo e Ituano, dois times que estão entre os melhores do interior. O Audax-SP corre por fora para beliscar uma das duas vagas. Lanterna da chave, o XV de Piracicaba está apenas a dois pontos da degola e corre risco de rebaixamento.

O Grupo C é um dos mais extremos. Enquanto o Santos possui a melhor campanha entre todos os 20 clubes, o Paulista de Jundiaí tem a pior e pode ser rebaixado na próxima quarta-feira. Se o Galo da Japi perder para o Oeste e o Atlético de Sorocaba vencer o Botafogo, ou o Linense empatar com o Corinthians, estará rebaixado ao término da rodada.

Já o Peixe, só precisa empatar com o Mogi Mirim e torcer pela derrota do São Bernardo para o Rio Claro para estar garantido com antecedência na segunda fase. Ponte Preta, São Bernardo e Portuguesa brigam pela segunda vaga do grupo. A Lusa ainda tem chances tanto de classificação como de queda, mas tudo indica que ficará figurando no meio da tabela.

Enfim o Grupo D, que tem como líder absoluto o Palmeiras. Embora com a mesma pontuação do Santos, o Verdão não tem a melhor campanha do Paulistão porque o Peixe é melhor nos critérios de desempate. O Palestra só precisa torcer pela derrota do Rio Claro na próxima quarta-feira e já poderá comemorar a classificação antes mesmo de entrar em campo, na próxima quinta, contra a Portuguesa.

Vice-líder da chave, o Rio Claro disputa a segunda vaga com Bragantino e o Mogi Mirim, que assim como a Portuguesa, também pode cair, mas deve terminar o Paulistão no meio da tabela. O lanterna do Grupo D é o Oeste. Com apenas oito pontos, a equipe de Itápolis é a penúltima colocada na classificação geral e precisa de um milagre para se salvar.