Rivais no ‘grupo baba’, belgas e russos fizeram jogo polêmico em 1986


Escrito por

Rússia e Bélgica se enfrentam na segunda rodada do Grupo H da Copa do Mundo de 2014, e podem reviver uma rivalidade antiga, que remonta aos tempos da União Soviétiva. No Mundial de 1986, os belgas venceram os rivais por 4 a 3 nas oitavas de final em uma das partidas que é considerada uma das mais polêmicas de todos os tempos por conta da arbitragem.

A União Soviética tinha como base o Dínamo de Kiev dos anos 1980, um dos maiores times de todos os tempos, comandado por Belanov. Na partida, esteve na frente por duas vezes, mas Scifo e Ceulemans empataram, ambos impedidos. No segundo, há quem diga que o jogador estava cerca de cinco metros na frente da linha imaginária do penúltimo defensor.

A partida terminou empatada por 2 a 2 no tempo normal e foi para a prorrogação. A Bélgica acabou abrindo dois gols de diferença e venceu por 4 a 3. Na sequência, os belgas caíram para a Argentina de Maradona.

Na época, os soviéticos foram muito elogiados pela educação. Apesar de se sentirem prejudicados, não houve reclamação durante a partida.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter