icons.title signature.placeholder Michel Castellar
28/11/2013
13:50

O Rio oficializou com o Comitê Olímpico Internacional (COI) todos os locais onde serão disputadas provas dos Jogos Olímpicos de 2016, na manhã desta quinta-feira. O acordo ocorreu a dois anos e nove meses do início das disputas, após uma reunião na sede do Comitê Organizador, na Cidade Nova.

- Temos uma super-notícia: o Rio fechou todos os locais onde vão ser realizadas as competições. Ao compararmos com Londres, eles só conseguiram isso quando faltavam dois anos para o início dos Jogos - festejou o prefeito carioca Eduardo Paes.

A decisão que faltava a ser tomada era quanto a realização das provas de ciclismo de estrada e contra o relógio. A princípio, as duas teriam suas largadas e chegadas ocorrendo no Aterro do Flamengo, Zonal Sul. Mas, após o acerto, a prova contra o relógio foi transferida para Copacabana.

Como o L!NET já havia revelado, outras duas decisões foram comunicadas ao COI: a permanência das provas de canoagem slalom no Complexo de Deodoro, além das disputas das provas preliminares de pólo aquático, no Parque Aquático Júlio de Lamare, no Complexo Esportivo Maracanã.

- A confirmação dos locais de prova mostra o quanto estamos adiantados e mostra o adiantado das decisões que o Comitê Organizador, entes públicos e COI têm tomado no Rio. Problemas temos o tempo todo, questões por serem resolvidas, mas essas reuniões de acompanhamento facilitam tudo - frisou Paes.

No fim desta quinta-feira, termina a revisão do projeto carioca para os Jogos, a última a ser realizada neste ano. Como representantes do COI, estã o na capital fluminense a presidente da Comissão de Coordenação para a Rio-2016, Nawal El Moutawakel, e o diretor executivo Gilbert Felli.