icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
22/04/2014
17:55

Líder da fase de classificação da Liga Ouro de Basquete, o Lins já está na final da divisão de acesso ao NBB. A partir desta quarta-feira, a outra vaga começará a ser definida. Rio Claro Basquete e Campo Mourão Basquete, segundo e terceiro colocados na primeira fase, fazem o primeiro jogo da série melhor de cinco. O primeiro encontro começa às 20h (de Brasília), no ginásio Felipão, no interior de São Paulo.

Rio Claro e Campo Mourão fizeram campanhas idênticas e fecharam os 12 jogos iniciais do campeonato com 50% de aproveitamento (seis vitórias e seis derrotas). Nos confrontos entre as equipes, a igualdade também prevaleceu, já que cada time venceu as duas partidas que fez como mandante. Porém a equipe paulista obteve um saldo de cestas maior nas partidas, ficando com a vice-liderança e o mando de quadra no playoff.

- Costumo dizer que agora é um jogo de xadrez. Tudo tem que ser muito bem estudado e trabalhado. Um erro pode jogar tudo para baixo, assim como um acerto pode nos levar à final. Temos que estar atentos e fazer valer o mando de quadra para chegarmos à decisão - afirmou o ala Caio Ranches, cestinha do Rio Claro na competição até o momento, com média de 14,7 pontos por jogo.

Nas duas partidas entre as equipes disputadas no ginásio Felipão, Rio Claro não teve dificuldades para vencer. Na primeira delas, realizada na rodada de abertura da Liga Ouro, o time dirigido pelo técnico Marcelo Tamião triunfou por 11 pontos de diferença (76 a 65), com direito a 17 pontos do ala Caio. Depois, no segundo jogo, os anfitriões novamente levaram a melhor, desta vez por nove pontos de frente (65 a 56) e com grande atuação do experiente pivô Estevam, que marcou 21 pontos e ainda apanhou nove rebotes.

O troco dos paranaenses veio nas duas partidas disputadas no Sul do país. Com 23 pontos do cestinha Castellón, Campo Mourão ganhou a primeira das duas partidas realizadas no Paraná, por 78 a 69. No dia seguinte, o placar foi mais apertado e o esquadrão comandado pelo técnico Emerson de Souza ficou com a vitória por três pontos de diferença (80 a 77), com mais uma grande atuação de Castellón, responsável por 26 tentos no duelo.

- O formato dos playoffs está bem parecido com o que disputamos na fase de classificação. Serão dois jogos em cada cidade, igual ao que aconteceu na primeira fase. Claro que agora cada partida terá um caráter muito mais decisivo, mas temos que ter a cabeça no lugar. Não teremos muito tempo para comemorar uma vitória e nem de lamentar uma derrota. Vamos pensar jogo a jogo e manter nosso foco na vaga na decisão - disse o técnico paranaense Emerson de Souza.


Confira as datas dos confrontos da série entre Rio Claro e Campo Mourão:

Jogo 1 - Quarta-feira, às 20h - Ginásio Municipal Felipão, em Rio Claro (SP)
Jogo 2 - Quinta-feira, às 20h - Ginásio Municipal Felipão, em Rio Claro (SP)
Jogo 3 - Domingo, às 17h - Ginásio de Esportes JK, em Campo Mourão (PR)
Jogo 4* - 28/04, às 20h - Ginásio de Esportes JK, em Campo Mourão (PR)
Jogo 5* - 02/05, às 20h - Ginásio Municipal Felipão, em Rio Claro (SP)

*Se necessário