icons.title signature.placeholder Michel Castellar
23/11/2014
21:30

Mascotes inspiradas na diversidade brasileira foram as personagens escolhidas para representar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016. As duas personagens, a Olímpica simbolizando a fauna e a Paralímpica, a flora, foram reveladas na noite deste domingo e a escolha de seus nomes será por votação popular.

Um júri formado por 14 pessoas foi o responsável pela escolha das mascotes, que ocorreu de forma unânime. Esse colegiado reuniu diversos especialistas nacionais e internacionais, além de membros do Comitê Rio-2016.

O processo de escolha das mascotes passou por diversas etapas. Dentre elas, uma consulta feita com crianças entre seis e nove anos, que foi decisiva na seleção final das duas personagens.

ENQUETES:
> Quais devem ser os nomes das mascotes dos Jogos de 2016? Vote!
> Você gostou das mascotes escolhidias para Rio-2016?

O público pode escolher os nomes das duas personagens, via site oficial do Comitê Rio-2016, e o resultado será conhecido no dia 14 de dezembro. Quem desejar participar da eleição, terá três duplas de nomes sugeridos para que possa escolher uma. As opções são: Oba e Eba ou Tiba Tuque e Esquindim ou Vinicius e Tom.

- Será por duplas porque os nomes precisam ter interação entre si, ser da mesma família, a mesma identidade – explicou a diretora de Marca do Comitê Rio-2016, Beth Lula.

Oba e Eba, Tiba Tuque e Esquindim ou Vinícius e Tom? Escolha será popular (Foto: Divulgação)

A primeira aparicção pública das mascotes Rio-2016 acontece nesta segunda-feira, em um encontro com alunos do Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch, em Santa Teresa, na Zona Sul.

Com as personagens brasileiras estarão símbolos de outras edições de Jogos Olímpicos e Paralímpicos que vieram ao Brasil saudar os dois novos membros da família: Misha (Moscou-1980), Athena (Atenas-2004), Fu Niu Lele (Pequim 2008), além de Wenlock e Mandeville (Londres-2012).

MAIS RIO 2016:
> Rio-2016 planeja vender 1,5 milhão de mascotes de pelúcia
> Mascotes Olímpicas chegam para conhecer as do Rio
> Mascostes de Atenas e Pequim visitam Vista Chinesa e turistam no Rio
> Mascotes: escolha dos nomes começa na segunda
> Mascotes dos Jogos Rio-2016 já nascem conectadas