icons.title signature.placeholder Guilherme Cardoso
15/12/2013
15:42

Conquistar a primeira vitória na Stock Car e ainda embosar um prêmio de R$ 1 milhão. Foi isso o que aconteceu com Ricardo Zonta na manhã deste domingo, no autódromo de Interlados, em São Paulo. Após largar na segunda colocação, o piloto teve tranquilidade mesmo após cair para terceiro na largada. E ainda segurou o ímpeto de alguns adversários no fim para finalmente desencantar na categoria.

Essa é a sétima temporada dele na Stock. Até então, ele tinha um segundo lugar em Brasíla, em 2009, como melhor posição. Já em 2013, seu melhor desempenho tinha sido a quarta posição, em Tarumã.

- A vitória veio em uma hora importante. Já cheguei perto de vencer otras vezes. Mas o mais importante é falar que o trabalho foi crescendo junto com a equipe. Tivemos uma constância durante o campeonato todo. A premiação tem uma premiação ainda maior para os mecânicos e minha equipe. Estava esperando muito por esse triunfo - avaliou.

Zonta ainda aproveitou para fazer uam análise sobre sua estratégia. Logo no início, perdeu a segunda posição para Thiago Camilo. No entanto, ele se manteve perto dos líderes até assumir a ponta após as paradas obrigatórias para reabastecimento e troca de pneus. E o mais importante, economizou no botão de ultrapassagem para ter mais força no fim.

- Fiz uma largada conservadora, mas quis economizar no botão de ultrapassagem (o push). Essa foi a chave da vitória. No fim, mesmo com o pneu desgastado, tinha dois pushs. Ainsa sobrou um após a corrida. Foi uma estratégia perfeita - declarou o piloto, que terminou a temporada na sétima colocação.