icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
13/11/2013
17:25

­­Em busca do primeiro título na temporada do Circuito Banco do Brasil de vôlei de praia, Ricardo guarda boas lembranças do Guarujá (SP), onde ele vai disputar neste fim de semana a quarta etapa da competição. O baiano, que joga ao lado do cearense Márcio, tem no currículo as conquistas das duas únicas edições já realizadas na cidade paulista.

Foi lá que ele fez sua estreia com Zé Marco, em 1997, quando foi convidado pelo parceiro para substituir Emanuel, que deixava o país rumo aos Estados Unidos. A mudança veio após sete etapas do circuito jogadas ao lado de Moreira. Na decisão, a dupla venceu Guilherme/Pará, parceria forte do momento.

– Não tem como não ficar gravado. Era minha estreia ao lado do Zé Marco e ganhei meu primeiro torneio na minha terceira temporada como profissional. E vencemos a final por 2 a 0. Foi um momento muito especial na minha vida, um começo mesmo, onde tive a certeza, realmente, de que poderia formar um time vencedor e seguir uma carreira, fortalecendo ainda mais o meu sonho. Por isso meu enorme carinho pelo Guarujá – disse o jogador.

Em 2011, Ricardo voltou a comemorar um título no Guarujá, mas ao lado de Márcio. Ele lembra detalhes da reação diante de Pedro Cunha e Pedro Solberg.

– Fomos derrotados no primeiro set, e também perdíamos o segundo por 20 a 18. Lembro que o pessoal da organização já começava a se aproximar para a montagem do pódio e da cerimônia. Aquilo mexeu comigo, pois o jogo não tinha terminado. Eles tiveram a chance de fechar o jogo num contra-ataque e bateram pra fora. Depois, fiz um ponto de bloqueio. Virei para o pessoal e disse: podem voltar porque não vai acabar agora – relatou.

A disputa da quarta etapa da temporada 2013/2014 Circuito Banco do Brasil acontecerá entre sexta-feira e domingo e reunirá 28 parcerias, contando masculino e feminino.