icons.title signature.placeholder João Matheus Ferreira
03/11/2014
05:50

Está prevista para 17h desta segunda-feira uma reunião dos representantes dos quatro poderes do Vasco - Roberto Dinamite (administrativo), Abílio Borges (deliberativo), Eurico Miranda (beneméritos) e Helio Donin (Fiscal) - para discutir a saúde financeira do clube, que na quinta pode completar três meses de salários atrasados. O objetivo é se programar para os últimos dois meses do ano e estudar altenativas para o pagamento.

Há duas semanas, os quatro assinaram uma aprovação para o empréstimo de R$ 9 milhões do BMG. O dinheiro ainda não foi depositado e, a princípio, será usado para o pagamento das Certidões Negativas de Débito, necessário para a renovação com a Caixa Econômica Federal, patrocinadora master do Cruz-Maltino. A diretoria ganhou mais 30 dias de prazo da CEF e tem até o fim do mês para quitar estas dívidas com o governo.

A urgência atual, entretanto, é o pagamento de salários. Na sexta-feira, dia 7 (quinto dia útil de novembro), o Cruz-Maltino completa o terceiro mês de salário atrasado de atletas e funcionários, e a diretoria corre atrás de recursos para quitar o vencimento de agosto. A reunião dos poderes tentará encontrar uma saída e se planejar para evitar que o mesmo se repita em dezembro.

ASSEMBLEIA EM PAUTA

Um outro ponto que será discutido na reunião é se o presidente do Deliberativo, Abílio Borges, continuará exercendo a função de presidente da Assembleia Geral, como ficou decidido há duas semanas. O presidente dos Beneméritos e candidato ao pleito do dia 11, Eurico Miranda, pode propor uma convocação extraordinária do Conselho para decidir escolher um nome para assumir a Assembleia, evitando, assim, o acúmulo de cargos de Abílio.

Como o estatuto não é muito claro neste ponto, Eurico está receoso de que alguma chapa de oposição entre na Justiça anulando a eleição por causa desta questão. Afinal, desde agosto o pleito vascaíno tem tido diversos capítulos judiciais.

Falando em eleição, os membros de cada uma das 11 chapas inscritas foram notificados no fim de semana, por email, que a lista de sócios eleitores após o recadastramento já está pronta para ser retirada a partir desta segunda-feira. No total, cerca de 7.500 associados participaram do processo.

A eleição tem cinco candidatos confirmados até o momento: Eduardo Nery (Vasco Mais Que Um Gigante), Eurico Miranda (Volta Vasco, Volta Eurico), Julio Brant (Sempre Vasco), Marcio Santos (Vanguarda Vascaína) e Roberto Monteiro (Identidade Vasco). No fim de semana, Nelson Rocha e Tadeu Correa se aliaram a Julio Brant.