icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
07/11/2013
12:36

O fim da quarta rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões marcou o fim da linha para alguns times, diminuiu as esperanças de outros e já classificou quatro clubes para as oitavas de final. Barcelona, Atlético de Madrid, Bayern de Munique e Manchester City foram os grandes vencedores da rodada, e já se garantiram entre os 16 principais times da Europa.

O Barça venceu o Milan por 3 a 1 e se garantiu porque não pode mais ser ultrapassado por dois times, já que Milan e Ajax (segundo e terceiro colocados) ainda se enfrentam e se "matam". Na chave D, City e Bayern se classificaram de uma vez só com vitórias sobre CSKA Moscou e Viktoria Plzen, respectivamente. Finalmente, o Atlético de Madrid se garantiu nas oitavas com vitória de goleada sobre o Austria Viena.

Se a maré está boa para esses quatro times, o mesmo não pode se dizer de outras equipes tradicionais, como Borussia Dortmund (finalista da última edição), Porto e Juventus (ambos bicampeões europeus). A Velha Senhora está em quarto no Grupo B, mas segue dependendo apenas de si para se classificar. No Grupo F, o Borussia vive situação parecida, fora da zona de classificação, mas precisando apenas vencer suas duas partidas restantes para passar de fase. Já o Porto não depende de si - precisa de um auxílio do Atlético de Madrid, que teria de tirar pontos do Zenit.

Entre os que não estão garantidos e tampouco ameaçados, os destaques são Real Madrid e Chelsea. Ambas as equipes estão a apenas um empate na próxima rodada de se garantirem na próxima fase.

SITUAÇÃO DOS GRUPOS

Grupo A
Classificados: Nenhum
Quase lá: Manchester United
Brigam por vaga: Leverkusen e Shakhtar
Quase fora: Real Sociedad

Grupo B
Classificados: Nenhum
Quase lá: Real Madrid
Brigam por vaga: Galatasaray, Copenhague e Juventus

Grupo C
Classificados: Nenhum
Quase lá: PSG
Brigam por vaga: Olympiacos e Benfica
Quase fora: Aderlecht

Grupo D
Classificados: Bayern de Munique e Manchester City
Fora: CSKA e Viktoria Plzen

Grupo E
Classificados: Nenhum
Quase lá: Chelsea
Brigam por vaga: Basel e Schalke 04
Quase fora: Steaua Bucareste

Grupo F
Classificados: Nenhum
Brigam por vaga: Arsenal, Napoli e Dortmund
Fora: Olympique de Marselha

Grupo G
Classificados: Atlético de Madrid
Brigam por vaga: Zenit e Port
Quase fora: Austria Viena

Grupo H
Classificados: Barcelona
Brigam por vaga: Milan, Ajax e Celtic