icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
08/11/2013
08:04

Depois do 0 a 0 com o Atlético-PR, que definiu a saída do Grêmio da Copa do Brasil na semifinal, falou-se em focar para levar o Grêmio para a Libertadores, em parabéns ao grupo e em apenas quatro meses de trabalho. As palavras saíram da boca do técnico Renato Gaúcho, mas poderiam ter sido proferidas pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. O atual treinador gremista usou praticamente o mesmo discurso de seu antecessor, quando eliminado para o Palmeiras na mesma fase da mesma competição, e inclusive o citou para justificar o ano sem títulos.

O atual comandante gremista ressaltou que está apenas quatro meses no cargo. E disse que Luxemburgo teve a chance de chegar em “sete ou oito” finais quando técnico tricolor. Ele disputou apenas Brasileirão e Copa do Brasil. Além da mesma fase na Copa do Brasil, Luxa comandou o Grêmio ao terceiro lugar do Brasileiro - deu a vaga para a fase preliminar na Libertadores. Renato busca a vice-liderança para classificar o Grêmio direto, embora não faça distinção.

- É dedicação total, não adianta ficar falando em pré-Libertadores. Realmente, precisa acelerar a volta das férias. É o calendário brasileiro. os únicos prejudicados, lá na frente, são os jogadores. Fica difícil. Mas vamos classificar o Grêmio, seja para a pré ou para a Libertadores. Depois vamos ver o que vai acontecer no ano que vem - declarou.

O ídolo gremista confiava que a equipe marcaria um gol no Furacão. Disse que o jogo foi um massacre, e que tinha de dar parabéns aos atletas pela dedicação em duas competições simultâneas, com relativo sucesso em ambas. Afirmou que a classificação para a Libertadores pelo Brasileirão passa a ser “questão de honra” para os gaúchos

- Estou aqui há quatro meses. O treinador anterior, que é meu amigo, quantos campeonatos disputou? Seis, sete, oito. Quanto tempo ficou? Em quantas finais chegou? E eu tenho que fazer mágica? Quantos grupos ele montou? A grandeza do Grêmio ninguém vai diminuir. O Grêmio não vai ser campeão brasileiro nem da Copa do Brasil. Concordo. Mas para um grupo que iria cair, estar em terceiro lugar, não é tão ruim como falam. O grupo que eu peguei está aí, é o que eu vou defender e é com esse grupo que vou conseguir a vaga para a Libertadores – avaliou o treinador.

Renato e o elenco gremista se reapresentam na tarde desta sexta-feira, no Olímpico. Terão pedreira para tentar a recuperação: o duelo com o líder Cruzeiro, às 17h de domingo, no Mineirão. A partida pode dar o título antecipado para a Raposa.