icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
22/04/2014
15:51

O futebol brasileiro está cada vez mais dependente das categorias de base, que em via oposta, estão cada vez mais abandonadas. Analisando essa questão, o Discovery Channel exibirá a partir da próxima quarta-feira (23) um documentário, dividido em episódios, sobre a situação da base do futebol brasileiro e o que jovens que almejam se tornarem profissionais tem que enfrentar para realizarem seus sonhos. A produção mostra também o processo de seleção dos clubes, as "peneiras", e a importância do bom investimento. O documentário conta com entrevistas de diversos envolvidos no processo.

A Moonshot Pictures, produtora do documentário, acompanhou seis jovens atletas para mostrar tudo o que envolve base no futebol brasileiro. Os momentos foram gravados em três clubes, Botafogo, Audax-RJ e Americano-RJ. A produção também acompanhou o Botafogo em um torneio na China e visitou as instalações do Borussia Dortmund, para mostrar como o futebol alemão modificou radicalmente a estrutura da formação dos jovens jogadores, em apenas 10 anos.

- Este documentário interessa a todas as pessoas que gostam, trabalham ou se envolvem de qualquer maneira com o futebol, pois tem a capacidade de mostrar, sob vários ângulos, as dificuldades que um jovem atleta vai enfrentar. Não podemos ter vergonha no Brasil de admitir que existem procedimentos arcaicos nas categorias de base dos clubes. E também não podemos ter vergonha de buscar bons exemplos fora daqui. O que fez o Borussia Dortmund nos últimos anos, que passou de um clube quase quebrado a uma nova potência da Europa, mostra o poder transformador que tem o investimento de formação de atletas. - comentou Eduardo Carlezzo, advogado desportivo que participou da produção.