Equipe Mitsubishi Petrobras - Rally Dakar (Foto: Divulgação)

Equipe Mitsubishi Petrobras - Rally Dakar (Foto: Divulgação)

Diego Lopes
02/01/2016
08:00
Buenos Aires (ARG)

O Brasil dá a largada para o Rali Dakar com uma lista de dez representantes, que  de estreantes aos mais experientes.  Mesmo assim,  os nossos competidores somam títulos nas principais competições off-road do Brasil e do exterior e prometem fazer bonito na nova rota do maior  e mais perigoso rali do mundo.

MOTOS

Jean Azevedo: hexacampeão do Rally dos Sertões e nove vezes campeão brasileiro de Rally Cross Country, o piloto de São José dos Campos (SP) tem 41 anos e participará pela 18ª vez da competição e será o único representante brasileiro nas motos do Dakar 2016.

Jean Azevedo venceu o Rally dos Sertões em 2015 e vai ser o único brasileiro a correr nas motos
Jean Azevedo venceu o Rally dos Sertões 2015 (Divulgação: Vipcomm)

CARROS

Guilherme Spinelli: o piloto carioca de 43 anos participou da primeira competição de velocidade na década de 1990 e desde então acumula vitórias em provas de todos os estilos: regularidade, velocidade e cross country. Guiga, como é conhecido, tem cinco títulos no Rally dos Sertões e participa do Dakar desde 2009.

Youssef Haddad: o navegador começou a carreira em provas de regularidade e entrou no rali cross-country em 2002. Youssef é tricampeão do Rally dos Sertões e, ao lado de Guiga Spinelli, ganhou o troféu Rookie Challenge no Rally Dakar como melhor estreante na competição em 2009.

Dupla da Equipe Mitsubishi Petrobras o navegador Youssef Haddad e o piloto Guilherme Spinelli
O navegador Youssef Haddad e o piloto Guilherme Spinelli (Foto: Divulgação Mitsibishi)

João Franciosi: o piloto teve rápida ascensão no rali cross-country. Já na segunda participação, Franciosi foi campeão geral do Rally dos Sertões com uma Mitsubishi L200 inscrita na categoria Production. Foi o único piloto da história da prova a conseguir esse feito.

Gustavo Gugelmin: vencedor do Rally dos Sertões 2015, o navegador liderou de ponta a ponta a última edição da competição e sagrou-se campeão geral e da categoria T1 FIA.

Jorge Wagenfuhr: campeão do Rally dos Sertões 2015 na categoria Super Production, o cirurgião plástico de Curitiba (PR) busca novos desafios e estreará no Dakar 2016.

Joel Kravtchenko: o navegador curitibano já participou de eventos como a Copa Troller, Mitsubishi Cup, Campeonato Rally SC e Rally dos Sertões. Será a primeira participação do advogado paranaense no Rally Dakar.

Marcelo Medeiros
Marcelo Medeiros será o piloto brasileiro nos Quadriclicos (Foto: Divulgação Polaris)

QUADRICICLOS

Marcelo Medeiros: bicampeão dos quadris no Rally dos Sertões, em 2015, o empresário e piloto Maranhense, de 26 anos, vai realizar o que considera seu maior sonho: correr no maior rali do mundo.

UTVs

Leandro Torres: será a primeira participação do piloto no Rally Dakar após correr no Rally dos Sertões por oito anos e participar de disputas internacionais, como o Rally Merzouga.

Lourival Roldan: considerado um dos navegadores mais experientes do Brasil, o competidor atua como diretor de provas e instrutor de navegação. Roldan acumula seis participações no Rally Dakar e 13 no Rally dos Sertões.