icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
26/03/2014
16:14

A organização do Rali Dakar anunciou nesta quarta-feira o percurso da prova em 2015, mantendo a Bolívia na rota, que terá largada e chegada na Argentina e uma parte do caminho no Chile, fechando os quase 10 mil km de percurso. Também foram anunciadas algumas novidades com relação ao formato da prova.

Agora, as etapas de maratona da prova, onde as equipes correm por dois dias sem ajuda de sua equipe de apoio, terá a participação dos carros e caminhões, o que não havia sido feito nas últimas três temporadas.

Também, agora o rali terá dias de descansos alternados entre as categorias modificando o ritmo das provas, que terão início no dia 04 de janeiro e chegada no dia 17 do mesmo mês.

Edição 2015 do Rali Dakar marca retorno da Peugeot depois de 25 anos

A montadora francesa, que tem um passado de sucesso na mais perigosa competição do mundo, conquistando o título na categoria carros por quatro anos consecutivos, entre 1987 e 1990, retorna ao Rali Dakar após 25 anos de ausência.

Agora, terá em seu projeto, dois pilotos com muita experiência: Carlos Sainz, campeão nos carros em 2010, e Cyril Despres, que competirá pela primeira vez no Dakar sem ser sobre uma moto, após 15 anos e cinco títulos conquistados.

- As pessoas costumam falar que ou você ama o Dakar, ou você odeia o Dakar. Eu amo o Dakar. Minha paixão pela prova é óbvia - explica Sainz, espanhol bicampeão do Campeonato Mundial de Rali (WRC).

- Eu tenho muito respeito pelos pilotos que venceram o rali nas duas categorias (motos e carros). Espero conseguir fazer isso no futuro - afirmou Despres.

O Dakar torna-se o novo foco da montadora em competições, com um programa de desenvolvimento a longo prazo. A equipe participará, ainda em 2014, de outras provas fora de estrada com o intuito de preparar pilotos e o novo carro para a maratona de 10 mil quilômetros percorrendo Argentina, Bolívia e Chile, em 2015.

Carlos Sainz (esq.) e Cyril Despres, disputarão o Rali Dakar em 2015 pela Peugeot. Será o primeiro de Despres em um carro (Foto: Flavien Duhamel/Red Bull Content Pool)