icons.title signature.placeholder Gabriel Cassar
21/02/2015
23:00

Rafael Nadal está fora do Aberto do Rio. Em uma partida espetacular, o espanhol teve seu último serviço quebrado no terceiro set e viu Fabio Fognini vencer por 2 sets a 1, parciais de 6-1, 2-6 e 5-7. Com o resultado, o italiano avançou para a grande final do torneio de simples, na qual irá encarar o espanhol David Ferrer neste domingo, às 18h (de Brasília).

A derrota foi a primeira de Nadal em solo brasileiro. Até este sábado, ele carregava uma invencibilidade de 17 jogos no país, de quando foi bicampeão do Aberto do Brasil (2005 e 2013) e do Aberto do Rio no ano passado. Este resultado fará ainda com que o ex-número um caia uma posição no ranking mundial, já que ele defendia 500 pontos da conquista de 2014 e somará apenas 180, ficando com 5.425. Com isso, será superado pelo britânico Andy Murray, que tem 5.460.

No primeiro set, Nadal não tomou conhecimento do italiano, apresentando um tênis de altíssimo nível. Intimidado pelas jogadas do espanhol, Fognini jogou mal e só conseguiu confirmar seu serviço no sexto game, quando já perdia por 5 a 1. Sem nenhuma dificuldade, Nadal fechou o primeiro set na sequência por 6 a 1.

O segundo set começou de maneira incomum, com os tenistas tendo o serviço quebrado nos quatro games iniciais. Ascendendo na partida, Fognini confirmou o saque e tomou a frente na parcial, abrindo 3 a 2. O italiano comandou o set de maneira muito confiante, quebrando Nadal mais duas vezes e confirmando os serviços. No final, uma impressionante vitória por 6 a 2 e um terceiro set promissor pela frente.

Nadal e Fognini não deram mais chances ao azar e tiveram um set de 100% de aproveitamento no serviço. O equilíbrio durou até o 6 a 5 para o italiano, quando Nadal sacaria para levar o jogo ao tie-break.

O último game teve tudo que os fãs de tênis presentes na quadra central poderiam querer. Reversões no placar, jogadas espetaculares e um fato totalmente inesperado: Rafael Nadal derrotado. Após três match points, Fognini travou um duelo de alto nível com o espanhol no ponto decisivo, deixando a plateia em silêncio. Na curtinha perto da rede, o sonho do italiano se confirmou: 7 a 5, 2 sets a 1 e vaga na final do Aberto do Rio.

Nadal, que sentiu a virilha direita em alguns momentos da partida e no final do último game, aplaudiu o italiano, junto com a torcida que, apesar das frequentes crises temperamentais, abraçou o "gringo" como novo xodó.