icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
05/12/2013
17:21

O Campeonato Brasileiro de 2013 deu um nó nas previsões. Times pouco cotados, como Atlético-PR, Goiás e Vitória, figuram na parte de cima da tabela e entram na rodada derradeira lutando por vaga na Libertadores. Por sua vez, equipes cotadíssimas ao título encerram o ano de forma melancólica, longe do G4 e, em alguns casos, até com risco de cair para a Segunda Divisão. 

Nesse grupo de decepções quatro chamam a atenção. Os paulistas Corinthians e São Paulo fizeram campanhas muito abaixo do esperado e no fim de semana apenas cumprirão tabela, sem possibilidades de ir à competição sul-americana. Ambos, acostumados a levantar troféus - só nos últimos anos cada um obteve uma Libertadores, um Mundial, além de Brasileiros (Timão um e Tricolor três) -, deixaram os torcedores desolados. O Tricolor, em especial, chegou a figurar na zona de rebaixamento e precisou resgatar Muricy Ramalho para fugir do vexame. Já o time do Parque São Jorge se notabilizou pela incrível coleção de empates sem gols: dez no total. 

Fred, Pato, Damião e Lúcio: As decepções do Quarteto Fantástico

Além da dupla, Fluminense, campeão em duas das três edições anteriores, e Inter foram outros que apareciam em alta nas listas de apostas e aparecem em condições inesperadas agora. No caso de ambos, porém, a vergonha é ainda maior: lutarão no fim de semana contra a queda para a Série B. Os gaúchos, com elenco recheado de asttros, como D'Alessandro, Forlán, Scocco, Alex e Leandro Damião, têm remotas chances de cair -precisam perder para a Ponte Preta, no Rio Grande do Sul, e ainda ocorrer uma combinação de resultados. O Tricolor Carioca, por sua vez, está em situação desesperadora e para não revisitar a Segunda Divisão precisará vencer o Bahia, em Salvador, e ainda torcer contra resultados negativos de Vasco contra o Atlético-PR e Coritiba diante do São Paulo.

O LANCE!Net preparou um especial para radiografar cada um dos quatro times que furaram as projeções. Confira nos links abaixo o que levou Corinthians, Fluminense, Internacional e São Paulo a trajetórias tão lamentáveis: 

CORINTHIANS
De favorito ao título brasileiro, Corinthians termina sem vaga na Libertadores

Pato, contratado por R$40 milhões, não rendeu o esperado (Foto: Tom Dib/L!Press)


FLUMINENSE
Defensor do título nacional vai para última rodada brigando para não cair


Lesão de Fred atrapalhou bastante o Fluminense (Foto: Bruno Haddad/Fluminense FC)


INTERNACIONAL
Com elenco de astros, Colorado termina Brasileirão brigando contra a degola


Leandro Damião não fez um bom Brasileiro (Foto: Eduardo Viana/L!Press)

SÃO PAULO
Da crise à melancolia: São Paulo se livra da degola e fica fora da Libertadores


Luis Fabiano é o símbolo da má campanha são-paulina (Foto: Ale Cabral/L!Press)