‘99,5% pronta’, Arena da Baixada passa por simulação

Renan Barão x TJ Dillashaw (FOTO: Getty Images)
Renan Barão x TJ Dillashaw (FOTO: Getty Images)

Escrito por

O Comitê Organizador da Copa do Mundo realizou nesta quinta-feira um Tour de Experiência na Arena da Baixada, em Curitiba, que será palco de quatro jogos no Mundial. A ideia era simular o dia do torcedor no estádio, desde a sua chegada até em eventuais dúvidas dentro do palco, como a cadeira marcada no ingresso. Logo no primeiro momento, foi montada uma força-tarefa de voluntários para apontar os caminhos e procedimentos corretos em dias de jogos. Nas cercanias, muitas intervenções ainda e trabalhos para serem feitos. E algumas dúvidas se tudo estará pronto no dia 16, quando Irã e Nigéria fazem suas estreias na competição.

Dentro do estádio, um panorama já mais perto do ideal, com todas as cadeiras colocadas, telões, gramado em perfeitas condições e parte de imprensa e publicidade da Fifa sendo instaladas. Há, porém, pontos ainda sem estarem aptos para serem utilizados, como elevadores. A promessa de limpeza dos resíduos das obras é feita a todo momento, e ainda há trabalhadores da CAP S.A, empresa criada pelo Atlético-PR para gerir os trabalhos. O pessoal da Fifa corre com o mobiliário, e prepara a área de imprensa.

- Obras de mobilidade urbana estão 98% prontas. Faltam ajustes de mobiliário urbano e algo no entorno da Arena. Até sábado, tudo está pronto. Na Arena, faltam apenas estruturas complementares e limpeza. Com isso, a obra está 99,5% pronta - disse Reginaldo Cordeiro - Secretário especial para a Copa em Curitiba.

GALERIA DE FOTOS
> Confira imagens da simulação na Arena da Baixada

A cidade de Curitiba é uma das seis sedes em que a entrada do torcedor é definida pelo ingresso. Ou seja, ele terá que seguir pelo lado indicado do estádio em seu bilhete, isso inclui, inclusive, o transporte público. Como a recomendação é que se utilize o sistema público viário, é preciso ficar atento.

O primeiro passo da visita desta quinta-feira foi mostrar como vai funcionar a entrada dos torcedores. A prioridade para os deficientes, gestantes e idosos, e a revista dos fãs. Em seguida, a área de Fun Zone, onde os visitantes poderão consumir produtos dos patrocinadores, como cerveja, e também participarão do sorteio de brindes. Um dj vai animar o público antes dos jogos.

Depois, testes nas catracas de ingressos, e simulação da entrada até o local marcado no bilhete. Nos corredores, ainda há poeira. Mas voluntários foram colocados para orientar durante a visita.

A obra na Arena da Baixada atrasou por conta da falta de repasse de empréstimos do BNDES para a CAP S.A. Com isso, Curitiba quase perdeu a Copa do Mundo e acabou garantida somente aos "45 minutos" do segundo tempo. Por isso, segundo Reginaldo Cordeiro, Secretário especial para a Copa na cidade, ainda há movimentação fora do estádio. Mas ele acredita em um Mundial "inesquecível" na cidade.

- Será a melhor sede de Copa no Brasil. Somos referência em planejamento urbano, transporte coletivo, somos uma cidade ecológica e de turismo de negócios. E queremos provar para todos que Curitiba continua sendo uma referência internacional - disse Reginaldo Cordeiro em coletiva de imprensa.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter