icons.title signature.placeholder Igor Siqueira
19/11/2014
17:45

O presidente da Ferj, Rubens Lopes, aproveitou o encerramento do Fórum do Futebol Carioca para dar alguns detalhes a mais sobre a proposta de formato para o Estadual a partir de 2016. A ideia do dirigente é estabelecer uma fase final com 12 clubes.

- Em relação a 2016, a proposta é que seja disputado em duas fases. Na segunda, apenas com 12 clubes. No mínimo, oito deles sejam os melhores classificados de 2015. O Botafogo, por exemplo, se ficar em nono, não joga direto a segunda fase. Essa é a ideia que temos - contou Rubinho.

A fase preliminar, de acesso ao período mais importante do campeonato, começaria no ano anterior, de acordo com o dirigente.

- Estamos tentando que o rebaixado, imediatamente, entre direto na Série B, no mesmo ano. E o que ascender vá direto para a fase preliminar. Estamos tentando que a fase inicial seja de custo zero, totalmente subsidiada. Ela começaria a princípio em outubro de 2015 - completou.

Rubinho ainda criticou a inércia dos clubes em relação ao envio de propostas para o Carioca.

- Quem faz e aprova regulamento e tabela são os clubes. Quem debate divisão de recursos, debate calendário e aprova regulamento, são os clubes. Se houve equívoco, o equívoco 100% é dos clubes. E na primeira chance que eles tem, fogem do debate. Alguns por falta de conteúdo. Outros porque não têm coragem de vir - emendou Rubens Lopes.