Presidente do Barcelona afirma que clube é vítima de injustiça da Fifa

Carta CBF (Foto: Reprodução)
Carta CBF (Foto: Reprodução)

Escrito por

O presidente do Barcelona, Josep María Bartomeu, defendeu o clube nesta quinta-feira na questão da punição dada pela Fifa ao clube. O Barça está proibido de fazer contratações de jogadores pelas próximas duas janelas, por ter infringido a proibição de fazer transferências internacionais de jogadores menores de 18 anos. O dirigente garantiu que o modelo das categorias de base do clube seguirá.

- Somos vítimas de uma grave injustiça. A Fifa castiga um modelo de 35 anos, um modelo que a própria Fifa premiou durante anos. Vem à minha cabeça a foto de Messi, Xavi e Iniesta com a Bola de Ouro. Aqui as crianças recebem uma formação, que em seu países talves não poderiam receber. Estamos de acordo com a normativa da Fifa. Ela deve ser aplicada sobre aqueles que se aproveitam dos menores, o que não é o nosso caso - afirmou.

Segundo Bartomeu o clube já havia repassado à Fifa, desde fevereiro do ano passado, informações de 33 atletas. O dirigente acha estranho que o documento da sanção tem data de novembro mas só foi comunicada ao clube nesta semana.

- Demos um total de 33 informações de jogadores diferentes. A sanção foi decidida em 28 de novembro, e só chegou quatro meses mais tarde. Nós não tínhamos conhecimento de qualquer reunião sobre esta sanção - afirmou Bartomeu,

O presidente do Barça reforçou a intenção do clube de recorrer da pena e, se for necessário, iria ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS). Segundo o dirigente, há pessoas interessadas em atingir a imagem do Barcelona.

- Estão tentando fazer dano ao Barça e estamos investigando isso. Quando conseguirmos as provas, não pararemos e não vamos parar. Já temos evidências sólidas sobre isso - disse.

O dirigente afirmou que o modelo de "La Masía" será defendido pela diretoria do Barcelona.

- Atualmente cuidamos de 278 crianças, de 18 países. Sendo que 40 possuem nacionalidade espanhola, e 80 são residentes de La Masía. Não vamos abrir mão de nosso modelo. La Masía não se toca, é essa a mensagem que queremos enviar. É o modelo que fez deste clube um líder do futebol mundial - deixou claro Bartomeu.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter